Cheque-livro: tudo o que precisas de saber

Por: Beatriz Sertório a 2024-11-04

Últimos artigos publicados

O encontro próximo com a morte que inspirou o novo livro de Afonso Cruz

Um livro que nasce de um beco. Assim descreve Afonso Cruz o seu mais recente livro, O que a chama iluminou (Companhia das letras). Por um lado, o beco em que se viu encurralado por dois blindados conduzidos por carabineiros em Santiago do Chile, em 2019. Por outro, o quase “beco sem saída” em que se encontrou quando um jipe em contramão embateu no carro onde seguia em Punta Arenas, nesse mesmo ano. Dessa viagem atribulada (e potencialmente fatal) ao Chile, resultou uma reflexão sobre o fim das coisas, que se materializou primeiro num espetáculo e agora em livro.

Os livros da vida de Pedro Mexia, Tati Bernardi e mais

É uma curiosidade natural de qualquer leitor: o que lêem os escritores que admiramos? A resposta pode estar num novo livro, recém-chegado às livrarias. O que lêem os escritores?  parte de  um desafio colocado a vários autores do catálogo da editora Tinta da China para escreverem um texto original sobre um ou mais livros que os marcaram — aquele a que voltam várias vezes, aquele que os fez descobrir a leitura, aquele que os acompanhou numa viagem ou que simplesmente nunca lhes saiu da cabeça … O resultado é uma verdadeira ode à leitura e às histórias que nos formam, reunindo textos de autores como Dulce Maria Cardoso, Gregório Duvivier, Rui Cardoso Martins ou Rui Tavares.

Amigas inseparáveis

Um acaso, e o sopro do vento, numa noite de verão, fez com que Mayumi Inaba encontrasse Mi, uma pequena gata recém-nascida abandonada. Um encontro inesperado que as juntou até a morte as separar, vinte anos mais tarde. O livro é o relato dessas duas décadas e faz-nos não só mergulhar na vida indissociável de ambas, mas também nos locais descritos, de forma muito realista. 

Arranca hoje, dia 4 de novembro, o programa que oferece aos jovens o prazer da leitura. Se completaste ou vais completar 18 anos em 2023 ou 2024, tens direito a um cheque-livro de vinte euros para gastar numa livraria próxima de ti. Mas sabes como resgatar o teu cheque-livro? Quais os livros abrangidos? E até quando podes utilizá-lo? Se tens dúvidas, estamos aqui para as esclarecer!


O que é o Programa Cheque-livro e a quem se destina?

O Programa Cheque-livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da APEL
Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que tem como objetivo fomentar hábitos de leitura e aproximar os mais jovens das livrarias. Nesta edição, destina-se a residentes em território nacional que tenham completado 18 anos de idade em 2023 ou 2024.


Qual o valor do cheque-livro?

O cheque-livro tem um valor de vinte euros, a descontar numa compra de valor igual ou superior.


Como posso resgatar o meu cheque-livro?

É um processo muito simples. Para emitires o teu cheque-livro, basta acederes à Plataforma Cheque-Livro e registares-te na área “Registo/Login Jovens” utilizando o teu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD). Depois de preencheres os teus dados pessoais, nomeadamente a tua data de nascimento e concelho de residência, será emitido o voucher.


Posso usá-lo em qualquer livraria?

Nesta mesma plataforma, podes consultar as livrarias aderentes, das quais fazem parte todas as livrarias Bertrand. Se não sabes qual a livraria Bertrand mais próxima de ti, podes descobrir aqui.


Que livros posso comprar?

A escolha dos livros é livre, excluindo apenas livros escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal. Os livros adquiridos através do cheque-livro não são passíveis de troca ou devolução.


Como usar o cheque-livro?

Visita uma das livrarias aderentes, escolhe o teu livro e apresenta o cheque-livro em formato digital juntamente com o teu cartão de cidadão. Se tiveres alguma dúvida em relação ao processo, os nossos livreiros estão disponíveis para te ajudar.


E se o valor da compra for superior ou inferior ao valor do cheque-livro? 

O cheque-livro apenas pode ser utilizado em compras iguais ou superiores a vinte euros. Caso o valor da compra seja superior ao valor do cheque-livro, deves pagar a diferença utilizando outro método de pagamento. Se o valor do livro for inferior a vinte euros, a utilização do cheque-livro obriga à compra de um outro livro abrangido pelo programa.


Posso oferecer o meu cheque-livro?

Não, o cheque-livro é pessoal e intransmissível, pelo que deverá ser utilizado exclusivamente pelo titular a quem foi emitido.


Existe um prazo para usar o cheque-livro?

Sim, o cheque-livro deve ser utilizado até ao dia 23 de abril de 2025.


Depois de utilizares o teu cheque-livro partilha as tuas leituras nas redes sociais utilizando #souleitor #chequelivro. Se não sabes em que livro o utilizar, não te preocupes. Os nossos livreiros têm as melhores sugestões para ti!
 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.