Cheque-livro: tudo o que precisas de saber
Por: Beatriz Sertório a 2024-11-04
Últimos artigos publicados
Arranca hoje, dia 4 de novembro, o programa que oferece aos jovens o prazer da leitura. Se completaste ou vais completar 18 anos em 2023 ou 2024, tens direito a um cheque-livro de vinte euros para gastar numa livraria próxima de ti. Mas sabes como resgatar o teu cheque-livro? Quais os livros abrangidos? E até quando podes utilizá-lo? Se tens dúvidas, estamos aqui para as esclarecer!
O que é o Programa Cheque-livro e a quem se destina?
O Programa Cheque-livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da APEL — Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que tem como objetivo fomentar hábitos de leitura e aproximar os mais jovens das livrarias. Nesta edição, destina-se a residentes em território nacional que tenham completado 18 anos de idade em 2023 ou 2024.
Qual o valor do cheque-livro?
O cheque-livro tem um valor de vinte euros, a descontar numa compra de valor igual ou superior.
Como posso resgatar o meu cheque-livro?
É um processo muito simples. Para emitires o teu cheque-livro, basta acederes à Plataforma Cheque-Livro e registares-te na área “Registo/Login Jovens” utilizando o teu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD). Depois de preencheres os teus dados pessoais, nomeadamente a tua data de nascimento e concelho de residência, será emitido o voucher.
Posso usá-lo em qualquer livraria?
Nesta mesma plataforma, podes consultar as livrarias aderentes, das quais fazem parte todas as livrarias Bertrand. Se não sabes qual a livraria Bertrand mais próxima de ti, podes descobrir aqui.
Que livros posso comprar?
A escolha dos livros é livre, excluindo apenas livros escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal. Os livros adquiridos através do cheque-livro não são passíveis de troca ou devolução.
Como usar o cheque-livro?
Visita uma das livrarias aderentes, escolhe o teu livro e apresenta o cheque-livro em formato digital juntamente com o teu cartão de cidadão. Se tiveres alguma dúvida em relação ao processo, os nossos livreiros estão disponíveis para te ajudar.
E se o valor da compra for superior ou inferior ao valor do cheque-livro?
O cheque-livro apenas pode ser utilizado em compras iguais ou superiores a vinte euros. Caso o valor da compra seja superior ao valor do cheque-livro, deves pagar a diferença utilizando outro método de pagamento. Se o valor do livro for inferior a vinte euros, a utilização do cheque-livro obriga à compra de um outro livro abrangido pelo programa.
Posso oferecer o meu cheque-livro?
Não, o cheque-livro é pessoal e intransmissível, pelo que deverá ser utilizado exclusivamente pelo titular a quem foi emitido.
Existe um prazo para usar o cheque-livro?
Sim, o cheque-livro deve ser utilizado até ao dia 23 de abril de 2025.
Depois de utilizares o teu cheque-livro partilha as tuas leituras nas redes sociais utilizando #souleitor #chequelivro. Se não sabes em que livro o utilizar, não te preocupes. Os nossos livreiros têm as melhores sugestões para ti!