Em 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem estudante iraniana, foi detida e espancada até à morte pela polícia religiosa em Teerão. O seu único crime foi não usar o lenço imposto às mulheres pela República Islâmica. O destino desta mulher de 22 anos desencadeou uma onda de protestos sem precedentes que rapidamente se espalhou por todo o país.
Por ocasião do primeiro aniversário do movimento, Marjane Satrapi reuniu alguns peritos e cartoonistas. Juntos, querem mostrar o que não pôde ser fotografado ou filmado devido à censura.
Indicado para: conhecer as circunstâncias políticas e sociais do Irão; aliviar quadros de desinformação, pensamento superficial, discriminação e preconceito; combater a tirania, a repressão e a violência; defender a liberdade, a democracia e o feminismo;
Efeitos secundários: revolta e comoção; empatia, solidariedade e sororidade; acréscimo de iniciativa reivindicativa, combatividade e respeito pela juventude iraniana; emancipação, ânimo e esperança;
Posologia: Leitura de um capítulo por dia após o jantar.