Misericórdia, de Lídia Jorge | Bula Literária
Por: Bertrand Livreiros a 2022-11-10
Últimos artigos publicados
Misericórdia é um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos. Como a autora consegue que ele seja ao mesmo tempo brutal e esperançoso, irónico e amável, misto de choro e riso, é uma verdadeira proeza.
Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo — o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana.
Isso acontece porque o milagre da literatura está presente. Nos tempos que correm, depois do enfrentamento global de provas tão decisivas para a Humanidade, esperávamos por um livro assim. Lídia Jorge escreveu-o.
Indicado para: combater o conflito, o desentendimento, o desrespeito, a falta de compaixão e a desumanização; amparar processos de envelhecimento, fragilidade e dependência de terceiros; ver sob outro ângulo os lares de idosos;
Efeitos secundários: balanços de vida, com foco nas conquistas e triunfos; renovação do deslumbre pelo mundo e pela beleza do quotidiano; celebração da vida; apreço pelo trabalho dos cuidadores, nomeadamente os imigrados; sentimentos de esperança, vitalidade e resistência;
Posologia: Recomenda-se leitura lenta ao almoço na e ao serão, após o jantar.