Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Bula Literária

Por: Bertrand Livreiros a 2023-06-05

10%

Contra a Amazon
17,70€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Enquanto a Amazon conquista espaços na nossa vida, Jorge Carrión, o autor de Livrarias, publicado pela Quetzal em 2017, visita bibliotecas (reais e imaginárias) e livrarias em todo o mundo e insiste no valor do livro e da sua proximidade como pilares da nossa educação sentimental e intelectual. Neste livro-manifesto, Carrión defende a figura do livreiro e da livraria contra o mundo impessoal da livraria global e algorítmica, ao mesmo tempo que entrevista Alberto Manguel em Buenos Aires, evoca Borges, caminha ao lado de Iain Sinclair em Londres, desvenda os segredos das bibliotecas imaginárias (a de Babel, a de Dom Quixote e a do Nautilus), mostra como as livrarias de Tóquio se reinventam, fala dos livros como instrumento de consolação diante da angústia da internet - e de como a pandemia da Covid-19 passou pelas livrarias de Lisboa.



Indicado para: estimular/alimentar o amor aos livros, o prazer de ler e a sensibilidade estética; descobrir novos autores e títulos; aprender a namorar os livros; alertar para os riscos da ganância, da perfídia, da injustiça laboral e da desumanização;

Efeitos secundários: reflexões sobre a ética inerente à venda de livros; valorização das livrarias independentes e da figura do livreiro; fazer da ida à livraria um programa cultural; redução das compras online; vontade de fazer um detox digital; apreço pela privacidade, independência e liberdade; desaceleração propositada;

Posologia: leitura mínima de uma crónica por dia. 

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.