Bula Literária | Zoobiquidade, de B. Natterson-Horowitz e Kathryn Bowers

Por: Bertrand Livreiros a 2022-08-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

10%

Zoobiquidade
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Os animais têm muito a ensinar-nos acerca da mente e do corpo humanos; o terreno biológico comum entre os seres humanos e os outros animais pode ser estudado para diagnosticar, tratar e curar pacientes de todas as espécies. A esta nova abordagem interespécies, a médica e investigadora Barbara Natterson-Horowitz e a jornalista de ciência Kathryn Bowers deram um novo nome: zoobiquidade.


A explosão recente de doenças infetocontagiosas, como o VIH, o vírus do Nilo Ocidental, a covid-19 e outras doenças com origem em animais, tem encorajado novos esforços à escala global para aproximar as medicinas animal e humana - para benefício de todos. Zoobiquidade é o primeiro livro a explorar muitos dos problemas de saúde comuns a seres humanos e outros animais, trazendo à luz descobertas reveladoras sobre potenciais tratamentos para doenças como a diabetes, o cancro, e doenças cardíacas e mentais.

Mas esta investigação vai além dos campos académicos e médicos, abordando temas e questões das mais diversas áreas. O que têm em comum uma tribo de símios e uma empresa da Fortune 500? O que há de semelhante entre os sistemas políticos humanos e os comportamentos territoriais de alguns animais? E será que todos os animais - e não apenas nós - procuram conforto na comida e fuga em narcóticos? Ou exibem sintomas de depressão? Ou se debatem com questões de organização de tarefas e cuidado de crias?

Uma abordagem profundamente inovadora, transcendendo as fronteiras das disciplinas e das espécies, que vai transformar o modo como vê o mundo animal - e como se vê a si mesmo.


Indicado para: combater a arrogância, os complexos de superioridade e a tacanhez intelectual que derivam do antropocentrismo; aliviar hierarquizações fabricadas, antiquadas e caducas;

Efeitos secundários: sentimentos de choque, surpresa e humildade; abertura à abordagem colaborativa, abrangente, multidisciplinar, interdisciplinar e interespécies do diagnóstico, da terapêutica, da saúde e do bem-estar; assunção da complexidades inerente a outras formas de vida para além da humana

Posologia: leitura mínima de vinte páginas por dia

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.