Bula Literária | "Uma História de Extremos", de Dan Carlin
Por: Bertrand Livreiros a 2022-01-28 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada.
Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui ?
Será que os tempos duros tornam as pessoas mais duras? Conseguirá a humanidade lidar com o poder das suas armas sem se autodestruir? Será que as capacidades humanas, o conhecimento e a tecnologia podem regredir? Correremos o risco de o nosso mundo se transformar numa ruína que os arqueólogos do futuro irão desenterrar e estudar? Ninguém conhece as respostas a estas perguntas, mas também ninguém as formula de maneira mais interessante do que Dan Carlin.
Em, Uma História de Extremos, o famoso podcaster Dan Carlin faz uso do seu talento de narrador para empreender uma digressão pela história, do colapso da Idade do Bronze aos desafios da era nuclear, mostrando-nos que a questão central da sobrevivência, qual espada de Dâmocles, tem pairado sobre a humanidade ao longo de toda a sua existência.
Indicado para: ataques de passadismo e de aversão à ciência e ao progresso; moderar tanto quadros de optimismo deslumbrado como de jactância; entender que a sensação de estabilidade é sempre ilusória.
Efeitos secundários: sensação de alívio e gratidão por viver no século XXI; relativização dos problemas pessoais; risco de ansiedade e pessimismo.
Posologia: ler um capítulo a cada crise de “antes é que era bom”; intercalar a leitura com doses de “Humanidade”, de Rutger Bregman.