Bula Literária | "Serotonina", de Michel Houellebecq

Por: Bertrand Livreiros a 2019-06-05 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Michel Houellebecq

Michel Houellebecq

Michel Houellebecq é um autor francês nascido na ilha de Reunião em 1956.
Escreveu e publicou vários romances e obras de poesia, e está publicado em mais de quarenta países. Entre os seus romances estão publicados em Portugal, na Alfaguara: Extensão do domínio da luta (2016), Lanzarote (2017), Partículas elementares (2021), Plataforma (2021), A possibilidade de uma ilha (2018), O mapa e o território (2011), Submissão (2015) e Serotonina (2019). Venceu, entre outros, o Prémio Novembre, em 1998, e o Prémio Impac Dublin, em 2002.
Com A possibilidade de uma ilha venceu o Prémio Interallié e foi finalista do Prémio Goncourt.
O prestigiado Prémio Goncourt foi-lhe atribuído em 2010 pelo romance O mapa e o território.
Em 2019 foi-lhe atribuída a Legião de Honra.

VER +

10%

Serotonina
19,95€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

Meditação e Mindfulness
17,45€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada. 

Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?

 


 

A crise de meia-idade é uma expressão, criada na década de 1960, para descrever uma forma de insegurança, sofrida por determinadas pessoas, quando se apercebem que estão a transitar para uma idade mais avançada e a deixar para trás o período da sua juventude. Vem, geralmente, associada a uma série de factores, desde casos extraconjugais, à andropausa ou menopausa e até a uma insatisfação com a carreira profissional. A depressão, por seu lado, é descrita por Ella Berthoud e Susan Elderkin , no livro Remédios Literários , como uma escala móvel, que varia entre uma zona moderada, onde nos encontramos de vez em quando, "naqueles dias ou períodos em que corre tudo mal" , até à outra ponta da escala, a da depressão clínica, que não é propriamente fácil de tratar. 

A serotonina é denominada como a molécula da felicidade . O novo romance de  Michel Houellebecq  mexe em sentimentos de alheamento e solitude, representados através do olhar de Florent-Claude Labrouste. Com quarenta e seis anos, este protagonista descobre algum alento através de um antidepressivo que liberta serotonina mas que, em contrapartida, lhe rouba aquilo que poucos homens estariam dispostos a perder.

Uma história impiedosa, irónica, um tanto profética, e o remédio que lhe recomendamos hoje. 

 


 
SEROTONINA, DE MICHEL HOUELLEBECQ

Indicado para: Crise de meia-idade, depressão, alienação, solidão, desamor, diminuição da líbido, críticos da Política Agrícola Comum, da globalização e da (suposta) decadência do Ocidente;

Efeitos Secundários: Rejeição dos antidepressivos, apetência para balanço de vida, risco de rutura radical com o passado, reinvenção, adoção da atenção plena e consciente como filosofia de vida, incremento do otimismo e da esperança;

Posologia:  Ler ao ar livre em dias de sol; terminado o livro, prosseguir para a leitura de Meditação e Mindfulness , de Andy Puddicombe .

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.