As Guerras do Trigo, de Scott Reynolds Nelson

Por: Bertrand Livreiros a 2022-11-14

20%

As Guerras do Trigo
23,70€ 18,96€
PORTES GRÁTIS

Reis, rainhas, aristocratas, sultões e czares edificaram o seu poder com base nos cereais. Hoje, tal como no passado, o trigo continua a determinar guerras e revoluções.


A guerra que Putin impôs à Ucrânia trouxe os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais. Sempre que as rotas do trigo, mais antigas do que a palavra escrita, são bloqueadas ou redireccionadas, os armazéns esvaziam-se e surge a ameaça da fome. Os impérios modernos prosperaram no controlo do pão. O historiador Scott Reynolds Nelson faz neste livro o levantamento de como ao longo de séculos os cereais foram um agente silencioso de revoltas e revoluções, de agressões militares e convulsões sociais. A situação actual é apenas mais um episódio numa longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, ponto nevrálgico da distribuição de cereais. 


Indicado para: colmatar lacunas no conhecimento da História universal ou reavaliar o conhecimento histórico já adquirido; adicionar de uma nova perspectiva à evolução das sociedades globais; melhor entendimento da interligação de fenómenos como a fome, a guerra e o caos ou a saciedade, a estabilidade e a prosperidade;

Efeitos secundários: consciência da geopolítica do consumo individual e do seu impacto no mundo; novo olhar sobre a relevância do que se come; acréscimo de cultura geral;

Posologia: Diluir a leitura de um capítulo ao longo do dia. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.