Comunidade Bertrand | Lume Brando (Teresa Rebelo)

Por: Marisa Sousa a 2021-05-20

A Comunidade Bertrand une livrólicos e bloggers, de diversos quadrantes, com quem partilhamos a nossa paixão pelos livros e desenvolvemos diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Nesta edição, entramos na cozinha de Teresa Rebelo para uma conversa em lume brando.


Quem é a Teresa e o que pretende cozinhar neste seu Lume Brando?
Sou uma copywriter freelance, que adora cozinhar e criar conteúdos culinários, nomeadamente receitas e fotografias. O Lume Brando é o meu projeto do coração e o seu maior propósito é poder oferecer a quem gosta tanto desta área como eu, sejam simples aficionados ou marcas alimentares, conteúdos criativos e relevantes.

 

Diz no seu blogue que é “viciada em livros e revistas de cozinha” e que tem uma “wishlist com livros, loiça e acessórios de cozinha que nunca mais acaba.” Podemos saber que livros constam, neste momento, nessa wishlist?
A minha coleção de livros de cozinha nunca há de estar completa, até porque estão sempre a surgir novidades! Tenho o último livro da Joana Barrios (O da Joana — É um livro de receitas!) debaixo de olho e também ando bastante curiosa sobre o livro Doces e Cozinhados escolhidos por Isalita, um livro de receitas cuja primeira edição é precisamente da Bertrand e de 1925!

 

O Lume Brando é o meu projeto de coração.


De onde surgiu a ideia para a rubrica Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes, que mantém connosco?
Surgiu precisamente desse meu amor pelos livros de cozinha (não apenas livros de receitas: os meus favoritos são aqueles que oferecem não só receitas, mas também enquadramentos históricos, experiências e comentários pessoais do autor e informação complementar, ou seja, que acrescentem verdadeiro valor). Pensei: se calhar há mais gente com esta paixão e era giro partilhar e oferecer uma visão sobre os livros que ajude os leitores nas suas escolhas. E também foi uma forma de me obrigar a experimentar receitas diferentes, pois replico sempre uma receita de cada livro.

 

Se tivesse oportunidade de convidar dois dos seus autores preferidos para jantar, quem seriam e que prato(s) lhes confecionaria?
Pergunta difícil! Uma vez que já não posso convidar o Anthony Bourdain, talvez convidasse a Elena Ferrante. Assim iria poder descobrir quem é. Também não me importaria de jantar com um dos meus escritores favoritos de sempre, o Julian Barnes ou com o Reinaldo Moraes — neste caso, teria de ser um jantar só para adultos (risos), mas de certeza que seria divertidíssimo. Acho que lhes serviria o meu bacalhau com broa, por ser um prato português.

 


Pode ouvir o podcast do Lume BrandoOs ouvidos também comem, aqui:

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.