"O importante é que os leitores criem uma ligação e percebam que não têm de ser todos iguais."

Por: Inês Rebelo a 2020-03-05 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Isabel Moiçó

Isabel Moiçó nasceu em Lisboa e, em pequena, a família já costumava dizer que "devorava livros". Cresceu, casou e teve dois filhos, a quem passou o gosto pela leitura. É licenciada em Antropologia e pós-graduada em Comunicação da Saúde. As histórias da infância deram lugar a outras bem reais: desde 1993 que as conta em reportagens diárias na TVI, onde trabalha como jornalista.

VER +

Ana Valente

Ana Valente nasceu em Alcobaça, onde o gosto pela escrita e pelas leituras começaram.
É licenciada em Sociologia. Tem uma pós-graduação em Ciências da Comunicação e fez do jornalismo a primeira profissão, na redação da TVI, onde trabalhou onze anos. Hoje, o dia-a-dia é comunicar e contar outras histórias. No projeto Mistérios e Aventuras, os sobrinhos são a inspiração.

VER +

10%

Mistério no Museu dos Dinos
9,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

O Jossauro e a Sherlock são os protagonistas do Mistério no Museu dos Dinos, o primeiro livro de uma coleção de aventuras que promete divertir-te enquanto aprendes coisas novas. Conversamos com a Ana Valente, a Isabel Moiçó, as autoras, e com Paulo Silva, que partilharam connosco a sua experiência.

 


 

Há quanto tempo se conhecem e como se conheceram?

Ana Valente (AV): Conhecemo-nos na redação da TVI, há 12 anos. A Isabel já lá trabalhava como jornalista e eu cheguei para realizar o meu estágio em 2008. A minha primeira saída em reportagem aconteceu precisamente com a Isabel. Ficámos amigas desde logo. 

Isabel Moiçó (IM): É uma amizade que se foi fortalecendo com o passar do tempo, até porque o dia-a-dia numa redação é muito agitado. A vida levou-nos por caminhos diferentes: já não trabalhamos juntas, mas falamos praticamente todos os dias ao telefone e partilhamos as vitórias e as derrotas uma da outra com intensidade.

 

Como chegaram à decisão de escrever juntas? Foi entusiasmante escrever um livro a quatro mãos?

IM: Eu fui a uma livraria comprar um livro para o meu filho mais novo, o Pedro. Quando cheguei à redação desabafei com a Ana o quanto era difícil encontrar histórias que o cativassem ou que ele ainda não tivesse lido. A Ana fez-me uma pergunta: "Porque não escreves tu uma história para o Pedro"? Ao que eu respondi: "Excelente ideia"! Se a escreveres comigo!

AV: A partir daí começou esta aventura. A Isabel escreveu o primeiro capítulo e enviou-o para mim. Eu escrevi o segundo. A história foi ganhando forma e ao fim de umas semanas estava escrita. Depois chegámos à conclusão de que seria interessante juntarmos umas ilustrações. 

IM: Eu falei com o Paulo Silva, que conheço há muitos anos e que desenha maravilhosamente. Desafiei-o a criar as ilustrações para a história. E assim nasceu o Mistério no Museu dos Dinos

AV: Quando recebemos das mãos do Paulo Silva a história já com as ilustrações, gostámos tanto que a quisemos partilhar com mais meninos. A Bertrand Editora gostou da ideia e desafiou-nos a escrever outras histórias com os mesmos protagonistas. O Mistério no Museu dos Dinos é o primeiro livro da Coleção Mistérios e Aventuras.


 

Porquê o tema dos dinossauros (para o primeiro livro)?

IM: Há um número significativo de crianças apaixonadas por dinossauros. É assim em Portugal, mas também no resto do mundo. E muitas dessas crianças sabem imenso sobre esse tema. Desde os nomes (na maior parte das vezes dificílimos de pronunciar!) à forma como viviam, do que se alimentavam e até mesmo quando se extinguiram. 

AV: E isso é muito curioso. Desperta a imaginação dos mais novos para um mundo que provavelmente gostariam de conhecer.

IM: Em minha casa tenho uma dessas crianças. Um verdadeiro paleontólogo em miniatura. Quando surgiu a ideia de escrevermos uma história o tema só podia ser este.
 

 

Mistério no Museu dos Dinos

Ana Valente, Isabel Moiçó e Paulo Silva no lançamento do livro Mistério no Museu dos Dinos, no Dino Parque da Lourinhã.
Fotografia: Sofia de Medeiros / Alvorada

 

“Queremos que os nossos leitores aprendam ao mesmo tempo que acompanham as aventuras do João e da Rita.” Ana Valente

 

A Isabel é licenciada em Antropologia. Baseou-se nesses conhecimentos para escrever a componente mais científica do livro ou tiveram de fazer pesquisa?

IM: Sou licenciada em Antropologia mas nunca exerci. Na verdade, sempre trabalhei como jornalista. Mas, sendo a Antropologia uma ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto. E articula-se com outras áreas do saber, embora conserve os seus métodos para investigar o ser humano nas suas diversas formas culturais, de comportamento e de vida social.

AV: Neste livro fizemos tal como os antropólogos fazem: trabalho de campo. Visitámos o DinoParque, na Lourinhã. Tirámos apontamentos e levantámos algumas hipóteses para o enredo. Pedimos também a quem realmente faz dos dinossauros uma forma de vida que revisse algumas partes do livro.

IM: O Dr. Simão Mateus, paleontólogo e diretor científico do Parque dos Dinossauros da Lourinhã, teve a amabilidade de fazer essa revisão. Além disso, a leitura de alguns livros sobre dinossauros ajudou à pesquisa.

AV: E vai ser assim em todas as próximas histórias. Queremos que os nossos leitores aprendam ao mesmo tempo que acompanham as aventuras do João e da Rita. As histórias vão acompanhar a aprendizagem. Vão acrescentar-lhe valor.  

 

O João é uma personagem que gosta mais de museus e de ler do que de futebol e de Educação Física. Há um objetivo intencional em realçar estes interesses da personagem?

AV: O primeiro objetivo é estimular o interesse dos mais novos pela leitura, quaisquer que sejam os interesses de cada um. O João prefere dedicar mais tempo a ler e a visitar museus. Mas, na próxima história, os nossos leitores vão perceber que o Jossauro também gosta de andar de bicicleta, por exemplo. Já a Sherlock é mais destemida, mais aventureira e desportista. Tem os sentidos apurados para a descoberta de mistérios e por isso corre, salta, entra pelas janelas e estimula o amigo nesse sentido.

IM: Depois, queremos chegar a todos os leitores. Queremos que eles se identifiquem agora desta forma e, depois, com as características e os interesses – do João, da Rita e das restantes personagens – que se vão revelar nas histórias seguintes. E é possível que um miúdo adore ler e visitar museus e seja um espetacular jogador de futebol ou de ténis. O importante é que os leitores criem uma ligação e percebam que não têm de ser todos iguais.      

 

Durante a infância, eram mais Sherlocks ou mais Jossauros?

IM: Eu era totalmente Sherlock. Era muito curiosa. Acho que ainda hoje sou! Adorava um bom mistério.

AV: Já eu, claramente, Jossauro. Sempre fui a estudiosa. Sempre a pesquisar. Mas também adoro resolver mistérios. Sempre fui muito curiosa, mas sem me aventurar demasiado (como a Sherlock). 

 

O que liam, em criança?

IM: Eu faço parte da geração da Enid Blyton. Acho que li, várias vezes, todos os livros dos Cinco e dos Sete! Ainda hoje me lembro dos nomes das personagens dos Cinco: David, Ana, Júlio, Zé (que era uma maria-rapaz) e o cão, Tim. Mas, na realidade, lia tudo o que apanhava. O meu irmão mais velho adorava a Agatha Christie e foi pela mão dele que descobri o detetive Hercule Poirot. 

AV: Eu sou de outra geração. Li muitos dos livros da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada. A coleção Uma Aventura marcou claramente a minha infância e juventude. E lembro-me de ter estado com as autoras em várias sessões de leitura na escola, em Alcobaça, com o mesmo entusiasmo com que agora os nossos pequenos leitores nos recebem. 

 

Que autores vos inspiram?

IM: Por um lado, claramente, estes autores que acompanharam o nosso crescimento. Pela avidez do mistério, pela importância de ressalvar a amizade e o companheirismo entre os amigos, pela necessidade de lhes dar espaço e de estimular a imaginação e o sentido crítico.

AV: Por outro, mais do que em autores, inspiramo-nos nos mais novos. Em quem queremos que nos leia. O objetivo é colocarmo-nos na cabeça deles: como falam, o que gostam de descobrir, como se relacionam, até onde gostam de ir e como. Os meus sobrinhos são a minha grande inspiração.

IM: E os meus filhos, a minha… Aliás, assim que leu a história, o meu Pedro perguntou-me de imediato: “Porque te inspiraste em mim?”.

 

Como se coordenaram com o ilustrador?

AV: Primeiro, após a definição do tema e da pesquisa, partilhamos com o Paulo um género de linhas orientadoras e de contexto. Ele fica a cozinhar a ideia enquanto escrevemos. Depois de terminado, partilhamos o texto com ele, para que o leia e comece a criar os desenhos.

IM: Ao longo do texto vamos deixando dicas. Sugestões. Fazemos também uma lista das personagens, em que as caracterizamos e descrevemos as ligações entre si. Terminado o texto, é tempo de o artista trabalhar. Damos-lhe espaço e tempo, mas sempre na ânsia de ver as nossas personagens a ganhar vida. É tão giro ver o enredo! É a primeira fase do trabalho do Paulo. 

 

“Às tantas já não sabíamos quem tinha escrito o quê.” Isabel Moiçó

 

Querem partilhar connosco algum episódio curioso que tenha acontecido durante o processo de elaboração deste livro?

IM: O processo de escrita é dinâmico. Confiamos uma na outra. No final de cada capítulo deixamos notas com a ideia para o próximo. E este caminho é tão fluido que as ideias de uma e de outra se vão encadeando. 

AV: Assim que recebemos a primeira correção da Bertrand, já vários meses depois de termos escrito a história, percebemos isso mesmo: o tipo de escrita é igual. 

IM: Fizemos essa leitura juntas. E às tantas já não sabíamos quem tinha escrito o quê. É fantástico.

AV: “Espera lá”, dizia eu. “Mas isto é meu ou é teu?” E, na verdade, é das duas!

IM: Mas divertida foi também a visita ao DinoParque. Tirámos centenas de fotografias. Aos dinossauros, às placas, a tudo! Acabámos depois por alinhavar a história num almoço junto ao mar. 

AV: E a visita não passava de uma pesquisa exploratória para escrever uma simples história para o Pedro. Mal nós sabíamos que aquela pesquisa era o ponto de partida para uma coleção. Estamos muito felizes. 


 


 

Mistério no Museu dos Dinos

Imagem: Bertrand Editora

 

"Quero ser ilustrador quando for grande. Por enquanto vou-me divertindo a fazer ilustrações." Paulo Silva


Como descreve a experiência de ter ilustrado esta história? 

Paulo Silva (PS): Como não desenhava há muito tempo, pegar num lápis e em papel e voltar a desenhar à mão para entrar nesta aventura cheia de mistério, acompanhado pelo Jossauro e pela Sherlock, foi muito giro e extremamente gratificante. 

 

Houve alguma parte que tenha sido particularmente divertida de ilustrar? 

Várias, mas a mais divertida foi a sequência da ida do João e da Sherlock ao museu, à noite, para recolher provas do desaparecimento das caixas misteriosas. 

 

Os traços característicos de cada personagem são definidos pelas autoras ou é um trabalho conjunto? 

De certa forma é um trabalho em conjunto. As autoras enviam-me o texto e eu vou recolhendo toda as pistas espalhadas pelas páginas, pistas essas que me vão ajudar a imaginar e depois a desenhar cada personagem. Para as autoras é sempre uma surpresa conhecer o elenco quando lhes envio os desenhos. 

 

Ilustrar um livro infantil é uma aventura que exige que o ilustrador se coloque na pele das crianças que irão ler o livro? 

As crianças têm uma imaginação que lhes permite sonhar, acreditar que tudo é possível, ao contrário dos adultos, que se preocupam demasiado com o dia a dia, com o mundo real. Para ilustrar um livro infantil é fundamental entrar na aventura pelo olhar da criança. 

 

É mais Sherlock ou mais Jossauro? 

Mais Jossauro. Meio alheado do mundo que nos rodeia, sempre a sonhar acordado... 

 

Quando era criança, queria ser ilustrador quando fosse grande? 

Quero ser ilustrador quando for grande. Por enquanto vou-me divertindo a fazer ilustrações.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.