Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher
de Annie Ernaux
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Dois meses depois de passar nos exames finais para se tornar professora, o pai de Annie Ernaux morreu. Revisitando a memória da sua vida, no que ela teve de mais particular, repleta de confiança no trabalho árduo e igual dose de sonhos frustrados, complexos de inferioridade e vergonha, uma filha procura preencher um vazio que é seu, traçando em simultâneo um retrato coletivo sobre uma época, um meio social, uma ligação familiar. Pouco depois, também a mãe desapareceu, após uma doença prolongada que lhe arrasou a existência, intelectual e física, e mais uma vez cabe à filha restaurar, através da palavra escrita, a sua presença na história. Neste volume reúnem-se os dois textos de Annie Ernaux sobre estas perdas: Um Lugar ao Sol, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e Uma Mulher, sobre a mãe, lançado em 1988. Duas peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto da quebra desse elo vital.
A mais recente Prémio Nobel da literatura tem essa capacidade de nos fazer sentir próximos daquilo que escreve… e para isso não precisa de grandes subterfúgios linguísticos ou metáforas poéticas, e muito menos precisa, de ser vulgar e banal naquilo que escreve… De uma escrita simples, honesta, por vezes fria até, estes dois contos, o primeiro sobre o pai, o segundo sobre a mãe, tal como o resto da sua obra, transportam-nos (comovem-nos por vezes) para a vida e o tempo da autora, o tempo em que os escreveu, e o tempo em que os lemos. Existe beleza na simplicidade…
Annie Ernaux entrou em minha vida após o merecido Prêmio Nobel de Literatura, e cada obra dela se torna uma jornada íntima pela complexidade de ser mulher. ´Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher´ é comovente, principalmente ao explorar o vazio deixado por seu pai e os passos incertos em uma nova carreira. A narrativa é de tirar o fôlego, como se Annie compartilhasse conosco não apenas suas histórias, mas também seus suspiros, dúvidas e triunfos pessoais. Uma experiência literária que transcende as palavras, mergulhando nas emoções palpáveis de sua vida.