O Velho e o Mar
de Ernest Hemingway
Grátis
Sobre o livro
Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado.
Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.
Comentários
-
Um velho que não se rende.
É um livro no qual corre tudo corre mal, ao velho. Que possui o discernimento de nunca desistir, de nunca se render. Alguém que compreende que as vitórias não vivem só de troféus mas também de histórias. Este é o repto que lança, como as redes que um pescador lança ao mar.
-
O homem mede forças com o peixe majestoso
A maior parte da história é contada como um monólogo, um diálogo com a própria sombra, ou um ruminar de ideias. Hemingway, como muitos dos grandes narradores, foi também moldado pelo jornalismo e pelas experiências vividas e testemunhadas. Por outro lado, sem a sua paixão pela pesca artesanal – e profundo conhecimento - e a permanência em Cuba, por exemplo, esta novela não teria sido escrita nestes termos, tão realistas, tão vistos e sentidos de perto. A estadia em Cuba deu-se após a Segunda Guerra Mundial, na qual o autor foi correspondente de guerra. Hemingway usa uma linguagem sóbria e simples para nos falar dos limites da força e da veemência das obsessões. A narrativa é comovente e acentua a ideia do sucesso extraído de uma abissal derrota. Mas desengane-se quem pensa que o livro é só o relato de um velho pescador que se fez ao mar, sozinho, para recuperar a sua dignidade e respeito na comunidade, uma vez que a sorte parece tê-lo abandonado. Será isso, mas muitíssimo mais. Trata-se de uma narrativa invulgarmente emocionante e digna.
-
Incrível
"O Velho e o Mar" é uma obra de Hemingway que me marcou imenso. Não só pelo cenário da narrativa em si (o mar, os seus encantos e os seus tormentos), mas pela aprendizagem que é dada ao leitor. Tem um final de certa forma inesperado, no entanto, com o que vai sucedendo, sensivelmente a meio do livro, acabamos por conseguir começar a prever um possível desfecho da história. Depois de ter lido este livro continuo com algumas das muitas ideias presas à cabeça: - por muito que se anseie por alguma coisa e que se lute por ela, e uma vez conquistada, esta poderá não durar o tempo que deveria ou, por outro lado, poderemos não saboreá-la como acharíamos que a viríamos a saborear; - por mais que se lute por uma coisa, não significa que se venha a conquistá-la. Aceitar isto é aceitar a vida porque a vida nem sempre é justa, mas temos de vivê-la como se o fosse.
-
O Velho e o Mar
Um velho pescador que não pesca nada, um rapaz jovem, amigo, aprendiz, que não desiste da sua amizade. Uma história de como o ser humano tem capacidade de superação em momentos de extrema dificuldade. O livro conta a história da sobrevivência no mar durante noites e dias em que o velho pescador Santiago luta contra um peixe imponente. Excepcional leitura.
-
A luta de um Velho
É um livro de leitura simples mas com uma grande moral nas suas linhas. Narra a história de um pescador cubano que se encontra num marasmo de sorte até ao dia em que parte para o mar e captura o maior espadarte que alguma vez viu. Descreve a luta entre o Homem e o Animal, entre o comum dos mortais e o destino, entre a bonança e a intempérie. Um livro imprescindível que retrata a coragem, a vitória e a perda. É impossível não sentirmos uma conexão com o velho pescador.
-
Muito bom
Um livro para ler e reler onde vemos a capacidade de superação ser testada numa metáfora incrivel como só Hemingway nos consegue dar!
- ver menos comentários ver mais comentários
Foi meu primeiro companheiro literário na universidade e deixou uma marca indelével em minha alma. A história do pescador Santiago e sua luta épica com um imenso peixe, não é apenas uma narrativa sobre pesca, mas uma profunda reflexão sobre coragem, perseverança e a essência da condição humana. Hemingway tece uma trama que transcende as barreiras do tempo e do espaço, tocando os corações dos leitores com sua simplicidade e profundidade.
O meu livro preferido do pai da literatura americana. Uma leitura intensa e refletiva, mas uma história simples. Um homem velho e a sua luta para apanhar um peixe enorme, que pode ser interpretada de várias formas dependendo da ótica do leitor. Um clássico imprescindível deste autor colossal.
Uma história de persistência e coragem, passada em alto mar, onde é retratada a luta difícil entre um pescador e um peixe de grandes dimensões. Uma história que nos leva a navegar nas suas palavras e a imaginar o embalo das ondas.
Livro cativante que retrata a aventura de um pescador. Transmite as várias formas de superar as adversidades da vida
A ambição desmesurada de atingirmos um objectivo e de obtermos vitórias versus o respeito que devemos ter pelos adversários que demonstram estar à altura do nosso esforço são os temas centrais deste clássico da literatura mundial. Um livro maravilhoso e que aconselho aos leitores dos 9 aos 99.
A escrita é simples e sem floreados, lê-se bem. A mensagem transmitida e a intenção de mostrar as capacidades do homem para atravessar as diversas fases da vida. Maravilhoso.
Santiago, um velho pescador de uma pequena vila em Cuba, que, depois de passar mais de 84 dias sem conseguir pescar algum peixe, encontra a presa de sua vida: um peixe enorme, de um tamanho nunca visto antes. A luta de Santiago para conseguir tirar o animal da água é muito bem detalhada, de forma que o leitor acaba sendo arrastado para o barco, podendo sentir de perto as dores e emoções do protagonista.
Um dos melhores livros de todos os tempos, escrito com uma simplicidade que poucos conseguem apresenta ao mesmo tempo uma complexidade de emoções e de vivências. Um livro para qualquer pessoa que representa bem a beleza da escrita de Hemingway.
Uma lição de vida é o que podemos tirar deste livro… Esperança, espírito de sacrifício e tenacidade, muitas vezes, mesmo resistindo às contrariedades, não conseguimos o resultado que esperamos alcançar. Santiago acabou por perder o maior peixe que pescou desde sempre, mas no fim, ainda tinha os amigos que o apoiaram...às vezes é na perda que paramos e vemos o que nunca nos tínhamos apercebido de ter ganho.