Descubra mais
o remorso de baltazar serapião
de valter hugo mãe
Grátis
Sobre o livro
As mulheres assistem ao mundo como presas dos homens. A história do mundo revela tempos em que a mulher mais não é do que um instrumento da vida do homem. Neste romance, valter hugo mãe torna impossível ignorar este facto.
Criador de uma linguagem exuberante, e deitando mão à mais rica imaginação, o autor explica o amor a partir do ponto de vista tremendo do machismo. Esta é a aventura de um homem que, casando com a moça mais bonita da sua terra, se deixa corromper pelo preconceito e pela pobre tradição.
Entre ser divertido e cruel, o remorso de baltazar serapião é um marco fundamental na literatura portuguesa contemporânea.
Com prefácio de José Saramago.
José Saramago, no discurso de atribuição do Prémio Literário José Saramago, 2007
Comentários
-
É, sem dúvida, um tsunami literário!
Não vou dizer nada que Saramago não tenha dito muito mais eloquentemente, queria apenas deixar as 5* estrelas que este livro merece (e mais estrelas deixassem colocar). Este livro é de uma beleza que dói, de forma e de uma dor, um asco, de tão bem é retratado o machismo bruto e cego do protagonista. Estive constantemente em dilema, sentia vontade de fechar o livro com raiva a cada frase que lia e, ao mesmo tempo, não consegui pousá-lo sequer, até chegar à última página.
Um marco da literatura portuguesa, como o próprio José Saramago deu a entender no prefácio desta obra prima, este romance mostra-nos o lado feio do amor, um lado no qual se encontra um machismo opressor, no qual o marido se deixa corromper pela tradição antiquada desta nossa terra. Houve tempos nos quais a mulher apenas servia de instrumento na história de vida do homem e este livro não nos deixa esquecer esse facto.