Uma ocasião para a poesia de Jorge Luís Borges

Por: Bertrand Livreiros a 2022-10-20 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jorge Luis Borges

Jorge Luis Borges

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, e morreu em Genebra, em 14 de junho de 1986. Em 1923, publicou o seu primeiro livro, mas o reconhecimento internacional só chegou em 1961, com o Prémio Formentor, que partilhou com Beckett. A par da poesia, Borges escreveu ficção, crítica e ensaio. Foi professor de literatura e dirigiu a Biblioteca Nacional de Buenos Aires entre 1955 e 1973. A sua obra é como o labirinto de uma enorme biblioteca, uma construção fantástica e metafísica que cruza todos os saberes e os grandes temas universais.

VER +

10%

Poesia Completa
22,20€ 19,98€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Dois poemas de João Luís Barreto Guimarães

Médico, tradutor e poeta, João Luís Barreto Guimarães foi recentemente distinguido com Prémio Pessoa 2022. O júri da iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos destacou que João Luís Barreto Guimarães "alia à virtude da palavra e da imaginação, uma reflexão por vezes irónica, por vezes realista, sempre duramente trabalhada, sem prejuízo do efeito estético na construção do poema". 

Dois poemas de Carlos Drummond de Andrade

Da vasta obra do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, surge agora e pela primeira vez em Portugal, uma edição conjunta de Boitempo, livro de poesias publicado inicialmente em três volumes, que reúne as coletâneas autobiográficas Boitempo (1968), Menino antigo (1973) e Esquecer para lembrar (1979), que foram sofrendo diversas reformulações. A propósito desta edição da Tinta-da-China, partilhamos dois dos poemas presentes na obra.

Três poemas para recordar António Gancho

Vinte e sete anos depois da primeira edição, a Assírio e Alvim reedita o conjunto de poemas que António Gancho confiou para publicação em 1995 e a que chamou O Ar da Manhã. Natural de Évora, o poeta — nomeado por Heberto Helder como uma das melhores vozes da poesia portuguesa — fez parte da geração literária dos surrealistas, intelectuais e artistas que frequentavam o Café Gelo, no Rossio, em Lisboa, tendo publicado, em 1990, o romance “As Dioptrias de Elisa”. A propósito da nova edição, partilhamos três dos seus poemas presentes na obra.

Em “O enigma da Poesia”, diz Borges: “«Bebendo» poesia cheguei a uma conclusão final sobre ela. (…) a vida é, tenho a certeza, feita de poesia. A poesia não nos é alheia — a poesia espreita, como veremos, a cada esquina. Pode saltar-nos em cima a qualquer momento. (…) os livros são apenas ocasiões para a poesia.” 

É precisamente uma dessas maravilhosas ocasiões para a poesia que a Quetzal nos oferece com o recente Poesia Completa, de Jorge Luís Borges, de onde retiramos dois poemas para perfumar esta quinta-feira.


 

As ruas de Buenos Aires
são já as minhas entranhas.
Não as ávidas ruas,
incómodas pla turba e pela azáfama,
mas sim as ruas monótonas do bairro,
quase invisíveis de tão habituais,
enternecidas de penumbra e ocaso,
e as outras mais longe,
alheias, de árvores piedosas
onde austeras casinhas mal se aventuram,
enevoadas por imortais distâncias,
perdendo-se em recôndita visão
de céu e de planície.
São para o solitário uma promessa
porque milhares de almas singulares as povoam, 
únicas perante Deus e no tempo
e decerto preciosas.
Para o oeste, o norte e o sul
desdobraram-se – e são também a pátria – as ruas;

- in As Ruas


Hão de erguer-se entre o meu amor e eu
rezentas noites quais trezentos muros
e o mar será magia entre nós dois.

Apenas haverá recordações.
Oh tardes merecidas pela pena, 
noites esperançadas ao olhar-te,
campos do meu caminho, firmamento
que vejo e vou perdendo…
Definitiva como mármore,
a tua ausência irá entristecer outras tardes.

- In Despedida

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.