"Com que destreza crescem na pele", de Andreia C. Faria

Por: Bertrand Livreiros a 2020-07-22 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Andreia C. Faria

Andreia C. Faria

Andreia C. Faria nasceu no Porto, em 1984. Publicou Flúor (Textura Edições, 2013), Um pouco acima do lugar onde melhor se escuta o coração (Edições Artefacto, 2015) e Tão Bela Como Qualquer Rapaz (Língua Morta, 2017, Melhor Livro de Poesia / Prémio Autores SPA). Em 2019 publicou Alegria para o fim do mundo (Porto Editora, Prémio Literário Fundação Inês de Castro), volume que reúne todos os livros anteriores. Em 2020 publicou o conjunto de prosas Clavicórdio (Língua Morta).

VER +

10%

Alegria para o fim do mundo
16,65€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Três poemas que não podia ler antes do 25 de abril

“Imorais”, “pornográficos” e ofensivos “da moral tradicional da nação”, são algumas das expressões que a PIDE utilizou para se referir aos livros aos quais pertencem estes poemas. Retirados dos livros O Vinho e a Lira, de Natália Correia, Canções, de António Botto, e Minha Senhora de mim, de Maria Teresa Horta, foram sujeitos ao lápis azul e a outros atos mais violentos de censura, como a queima do livro de António Botto num episódio que ficou conhecido como “Literatura de Sodoma”, ou a agressão física que Maria Teresa Horta sofreu às mãos de três elementos da PIDE que lhe disseram: “é para aprenderes a não escreveres como escreves”. Em memória da sua resistência em nome da literatura e da liberdade, hoje lemo-los e celebramo-los.

Três poemas para o Dia do Beijo

Um gesto com várias simbologias e significados ao longo da História, sinal de amizade, amor, respeito ou paixão; diz-se que faz bem à nossa saúde mental e até à física, uma vez que obriga ao uso de cerca de 29 músculos e liberta toxinas que contribuem para o nosso bem-estar. Em comemoração do Dia do Beijo, celebrado internacionalmente no dia 13 de abril, partilhamos três poemas sobre esse gesto que Alexandre O’Neill descreveu como uma “força sem fim de duas bocas”. Feliz Dia do Beijo!

Ana Luísa Amaral em três poemas

No dia em que completaria 66 anos, recordamos Ana Luísa Amaral e o seu olhar singular sobre todas as coisas. Nascida a 5 de abril de 1956, em Lisboa, publicou mais de três dezenas de livros, entre poesia, teatro, ficção, infantojuvenil e ensaio, e obteve várias distinções e prémios em Portugal e no estrangeiro, tais como o Prémio Literário Correntes d’Escritas, o Grande Prémio de Poesia da APE, ou o Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana. Recorde-a em três poemas reunidos na obra O Olhar Diagonal das Coisas, publicada em 2002, ano em que a autora faleceu, vítima de doença prolongada.

Sobre a obra de Andreia C. Faria, afirmou Válter Hugo Mãe que "está entre os mais urgentes, magníficos, da poesia contemporânea." Nascida no Porto em 1984, fez a sua estreia literária com o livro de poemas De haver relento, em 2008, ao qual se seguiu Flúor, em 2013. Cinco anos depois, em 2018, foi a recipiente do Prémio Autores para o Melhor Livro de Poesia, da Sociedade Portuguesa de Autores, pelo título Tão Bela Como Qualquer Rapaz

Este poema, sem título, faz parte do livro Alegria para o fim do mundo que, recentemente, foi o vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro.


Com que destreza crescem na pele, de Andreia C. Faria

Com que destreza crescem na pele 

as arestas, nódoas negras

como lagos em tardia superfície

Com que cadência a paisagem fere -

a altitude do sono

a dobra do lençol intacta

e na boca a fina lâmina do pó

desabitando-te

 

Com que saber a pele se quebra

com que constância

as linhas recuam como se amar

interrompesse

como se fosse indistinto desastre

ou criação

e avançasse em metonímia -

da água corrente a presença

da mordedura o animal

da vertigem a carne que floresce

para a morte

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.