"Alegria para o Fim do Mundo" vence Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Por: Beatriz Sertório a 2020-07-16 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Andreia C. Faria

Andreia C. Faria

Andreia C. Faria nasceu no Porto, em 1984. Publicou Flúor (Textura Edições, 2013), Um pouco acima do lugar onde melhor se escuta o coração (Edições Artefacto, 2015) e Tão Bela Como Qualquer Rapaz (Língua Morta, 2017, Melhor Livro de Poesia / Prémio Autores SPA). Em 2019 publicou Alegria para o fim do mundo (Porto Editora, Prémio Literário Fundação Inês de Castro), volume que reúne todos os livros anteriores. Em 2020 publicou o conjunto de prosas Clavicórdio (Língua Morta).

VER +

10%

Alegria para o fim do mundo
16,65€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

“Orbital”, tudo sobre o novo vencedor do Booker Prize

O vencedor da edição de 2024 do mais importante galardão britânico da literatura, e sucessor de Canção do Profeta, de Paul Lynch, foi anunciado no passado dia 12 de novembro. Fique a saber tudo sobre Orbital, de Samantha Harvey, uma meditação sobre a vida na Terra a partir do espaço. Quem é Samantha Harvey? Num ano especialmente dominado pelas mulheres – os finalistas da edição de 2024 do Booker Prize incluíam o maior número de escritores do sexo feminino desde que o prémio foi lançado há 55 anos –, Samantha Harvey tornou-se a 21ª escritora a vencer o galardão. Nascida em Kent, na Inglaterra, em 1975, é formada em Filosofia, autora de cinco romances, escultora, e professora no curso de Mestrado em Escrita Criativa, na Bath Spa University. Na década de 2000, trabalhou no Museu de Astronomia Herschel, em Bath, local onde foi descoberto o planeta Úrano, e onde despertou o seu interesse por aquele que viria  a ser o tema do seu mais recente romance.

Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos 2023: e o vencedor é...

Na passada quinta-feira, dia 30 de maio, pelas 17h, o Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa foi palco da cerimónia de divulgação do vencedor da 2ª edição do Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos. Este prémio, atribuído pela primeira vez no ano passado, reconhece a melhor obra original em língua portuguesa, de autor lusófono, cuja primeira edição tenha sido publicada no ano transato. A escolha cabe aos mais de quatrocentos livreiros de todas as livrarias Bertrand e o vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de dez mil euros. A escolha da obra vencedora é efetuada através de voto secreto dos livreiros da rede da livraria mais antiga do mundo. @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}@font-face {font-family:Aptos; panose-1:2 11 0 4 2 2 2 2 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 3 0 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:8.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Aptos",sans-serif; mso-ascii-font-family:Aptos; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Aptos; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Aptos; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-font-kerning:1.0pt; mso-ligatures:standardcontextual; mso-fareast-language:EN-US;}span.msoIns {mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:underline; text-underline:single; color:teal;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Aptos; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Aptos; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Aptos; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}.MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:115%;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}

Os leitores e livreiros Bertrand elegeram os melhores livros de 2023: conheça os vencedores

Os livros do ano 2023 já foram escolhidos pelo júri mais exigente. Leitores e livreiros Bertrand elegeram as obras vencedoras em cada uma das sete categorias que foram a votos: Melhor Livro de Ficção Lusófona, Melhor Livro de Ficção Estrangeira, Melhor Livro de Não Ficção (lusófona e estrangeira), Melhor livro de Poesia, Melhor Reedição de Grandes Obras da Literatura, Melhor Livro Infantil e Melhor BD e Novela Gráfica. 

Publicado em 2019 pela Porto Editora, Alegria para o Fim do Mundo, de Andreia C. Faria, é o mais recente vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro. O tributo de Consagração será entregue à romancista, Lídia Jorge.


Nascida no Porto em 1984, Andreia C. Faria fez a sua estreia literária com o livro de poemas De haver relento, em 2008, ao qual se seguiu Flúor, em 2013. Cinco anos depois, em 2018, foi a recipiente do Prémio Autores para o Melhor Livro de Poesia, da Sociedade Portuguesa de Autores, pelo título Tão Bela Como Qualquer Rapaz. Desta vez, é homenageada pela antologia Alegria para o Fim do Mundo, incluída na coleção de poesia “Elogia da Sombra” dirigida por Valter Hugo Mãe, para a Porto Editora. Contando com uma revisão da autora e alguns inéditos, esta reúne todos os seus poemas publicados até 2019.

Para o romancista, vencedor do Prémio Literário José Saramago em 2007, "o trabalho de Andreia C. Faria está entre os mais urgentes, magníficos, da poesia contemporânea." Continua elogiando-lhe ainda "[a] sua profundidade, uma contenção que não a impede da frontalidade, o enunciado terrivelmente irónico, o rasgo inesperado de cada verso, fazem do seu texto uma novidade por classificar, demarcando-a inclusive do colectivo de mulheres poetas que hoje escrevem também em força e bastante esplendor."

 

 

Por sua vez, o tributo de consagração será entregue à romancista Lídia Jorge pela totalidade da sua obra. O júri elogia a forma como os seus livros abordam com frequência "a condição feminina e a sua solidão”, citando entre as suas obras mais aclamadas, títulos como Notícia da Cidade Silvestre (1984), A Costa dos Murmúrios (1988), O Dia dos Prodígios (1979) e O Vento Assobiando nas Gruas (2002), vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e do Prémio Correntes d’Escrita. 

O júri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro deste ano foi idêntico ao das edições anteriores, sendo constituído pelo professor José Carlos Seabra Pereira, coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, pelo escritor Mário Cláudio, pela investigadora Isabel Pires de Lima, professora emérita da Universidade do Porto, e pelos poetas Pedro Mexia e António Carlos Cortez. Os prémios serão ambos entregues em setembro, em condições ainda a confirmar pela Fundação.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.