Vamos ser educadores de infância por um dia?
Por: Bertrand Livreiros a 2024-08-28
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É uma das profissões mais importantes na vida de uma criança — as lições que nos ensinam e as histórias que nos contam ficam connosco para sempre e ajudam-nos a crescer. Sara Belchior, educadora de infância há 12 anos, sabe disso e assume com prazer essa responsabilidade. Pós-graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa, trabalha diariamente para despertar o gosto pelos livros nas crianças, dos 0 aos 3 anos, que acompanha na Associação Crescer e Formar — Creche Casa do Bebé. Vamos ser educadores de infância por um dia?
Sempre quis trabalhar com crianças? O que a fez escolher esta profissão?
Sempre quis ser educadora de infância. A minha mãe costuma dizer que nunca ouviu outra coisa lá em casa e, por isso, sempre acreditou que fosse esse o meu caminho. Brinquei até muito tarde, até pouco tempo antes de namorar. Adorava vestir e despir os meus bebés, dar-lhes comida, mudar-lhes a fralda, etc. Trabalho em escolas desde os 19 anos.
Como é o dia a dia de uma educadora de infância?
Não há dias iguais, apesar de haver uma rotina. No fim da semana, faço o planeamento diário da semana seguinte, que inclui atividades como expressão plástica, expressão corporal, exploração de diferentes materiais, atividades sensoriais, contacto com a natureza, etc.
O dia começa com a chegada das crianças que, apesar de fazer parte dessa rotina, é um momento individualizado de extrema importância para que se sintam em ambiente familiar e em segurança. Reunimos (auxiliares e educadora) as crianças no tapete e cantamos a canção do bom-dia, a canção das histórias e contamos uma história. Seguem-se atividades planeadas após as quais se iniciam as rotinas: higiene, almoço, higiene, sesta, higiene, lanche, brincadeira livre na sala ou no exterior. A meio da tarde, os pais começam a vir buscar as crianças.
Qual é a melhor parte desta profissão? E quais os maiores desafios?
Ser educadora é uma enorme responsabilidade pessoal e social. Acredito que os primeiros anos do processo educativo das crianças são fundamentais para criar alicerces de qualidade, que sustentam o processo de aprendizagem ao longo da vida.
Os livros são uma ferramenta importante no seu trabalho diário? Como é que um educador de infância pode promover o gosto pela leitura na primeira infância?
Os livros são a melhor ferramenta no dia a dia do meu trabalho. A escola tem um papel fundamental na leitura, ao ajudar a criança a criar o gosto, o prazer e o hábito de ler. Na minha sala, existe, na rotina diária, o momento da história. Existe sempre um espaço dedicado às histórias, onde as crianças podem manusear os livros por iniciativa própria. A criação e a consolidação de hábitos de leitura requer um exercício repetido da própria leitura, esforço e paciência por parte do leitor e do intermediário. Em tenra idade, a forma como se conta a história tem influência no desenvolvimento do gosto e no despertar do interesse, mantendo-as ativas e participantes. Além de tudo isto, é um momento de criação de vínculos com as crianças. É através das histórias que as crianças aumentam o vocabulário, desenvolvem a linguagem e a capacidade de comunicação, vivenciam determinadas realidades e exploram variados temas. Ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação. A rotina de ouvir histórias em tenra idade gera naturalmente o hábito e o gosto pela leitura, que acompanha a criança ao longo do crescimento.
Que livro ou livros mais gosta de ler com as criançasque acompanha diariamente?
O primeiro contacto que as crianças têm com os livros é na primeira infância. Começo por mostrar livros de imagens que contenham informações que sejam familiares às crianças e que lhes despertem interesse. Algum tempo mais tarde, as histórias apresentadas passam a refletir situações vividas pelas crianças, incluindo as vivências familiares. À medida que os interesses das crianças vão crescendo, outros temas vão sendo abordados. Os temas introduzidos, normalmente, decorrem da curiosidade das próprias crianças. Gosto de contar histórias que contenham muitas imagens e pequenos textos.