Todos os meses, o Clube Bertrand Infantil tem um desafio de leitura para ti com um tema diferente. O deste mês é Às escuras.
Quando apagamos a luz, ou fechamos os olhos, acende-se na nossa mente uma série de cores, formas e imagens que são produto da nossa imaginação. Por vezes, se pensarmos em coisas que nos causam medo, pode ser um pouco assustador, mas se dermos asas à nossa imaginação, as possibilidades são intermináveis. Por isso, no mês de janeiro, vamos ler sobre o escuro — o nada que pode transformar-se em tudo quanto desejarmos, e sem o qual não saberíamos dar valor à luz.
Podes participar no desafio lendo um dos livros que te sugerimos (um livro por cada faixa etária), ou qualquer outro livro que se insira na temática. Não te esqueças de partilhar connosco uma fotografia do livro que escolheste para este desafio, identificando a nossa página de Facebook ou Instagram.
Boas leituras!
ATÉ 6 ANOS
Eu não tenho (muito) medo do escuro
Quando o sol se põe, o Escuro estica-se. Torna-se maior e maior até cobrir tudo. Neste livro com centenas de minúsculos buracos, poderás descobrir tudo quanto se esconde no escuro, de uma forma divertida que te permitirá dar largas à tua imaginação.
6 A 10 ANOS
O que há no escuro
O que há no escuro? Monstros? Papões? Coisas feias, frias, más? Neste livro da autoria de uma das mais populares autoras de livros infantis e juvenis em Portugal, Ana Saldanha, poderás descobrir a resposta a esta pergunta e muitas mais. Verás que não há motivo para medos.
MAIS DE 10 ANOS
Numa das muitas noites em que falta a luz em Luanda, dois adolescentes ensaiam o seu primeiro beijo, mas este primeiro beijo precisa de muitos ensaios, de muitos momentos de aproximação e afastamento, de certezas e de inseguranças… o ambiente ajuda e o pretexto surge: estão os dois na varanda da avó Dezanove, às escuras, à espera do cinema bu: um cinema que só acontece quando um carro passa com a velocidade e os faróis certos para projetar sombras/imagens nas paredes brancas das casas da rua escura. Nesta que é uma das mais comoventes estórias infantis de Ondjaki, num livro maravilhosamente ilustrado em páginas negras, miúdos e graúdos poderão aprendar a beleza que pode esconder-se na escuridão.