5 livros infantis sobre vencedores do prémio Nobel
Por: Beatriz Sertório a 2024-10-21
Últimos artigos publicados
Há 191 anos, neste mesmo dia, nasceu um inventor e cientista cujo nome se tornaria conhecido no mundo inteiro. Alfred Nobel, nascido na Suécia em 1833, fez várias contribuições importantes para a ciência, mas a mais importante foi ter doado toda a sua fortuna para fundar os prémios Nobel. Atribuídos todos os anos, desde 1969, têm como objetivo premiar conquistas importantes em áreas como a ciência, a economia, a luta pela paz ou a literatura. Entre os vencedores, encontram-se pessoas de diferentes géneros, nacionalidades e até idades, provando que ninguém é demasiado velho ou demasiado novo para deixar a sua marca no mundo.
Fica a conhecer a história de alguns dos mais reconhecidos vencedores de prémios Nobel de todos os tempos, incluindo a mais nova vencedora do Prémio Nobel da Paz de sempre, a partir da coleção de livros infantis “Meninos(as) pequeno(as), grandes sonhos”.
Marie Curie, de Frau Isa e M.ª Isabel Sánchez Vegara
Nobel da Física 1903/Nobel da Química 1911
Marie Curie foi uma cientista francesa que fez descobertas notáveis sobre um fenómeno chamado radioatividade, ajudando a entender melhor os átomos e a desenvolver tecnologia que é utilizada ainda hoje para tratar doenças. Foi também a primeira mulher a doutorar-se em Ciências e a dar aulas na Universidade de Paris, bem como a primeira pessoa a ganhar dois Prémios Nobel, um em Física e outro em Química! Pelo seu génio e espírito altruísta, é ainda hoje uma fonte de inspiração para muitos cientistas e um exemplo de como usar a ciência para praticar o bem.
Albert Einstein, de Maria Isabel Sánchez Vegara; Ilustração: Jean Claude
Nobel da Física 1921
Albert Einstein, um famoso cientista alemão, ficou conhecido pela sua Teoria da Relatividade, que mudou por completo a forma como entendemos o universo. Profundamente curioso e atento aos problemas do mundo, foi ainda um grande defensor da paz e dos direitos humanos, usando a sua influência para lutar contra a guerra e a injustiça. Reconhecido até hoje como um dos cientistas mais brilhantes de sempre, é igualmente admirado pela sua dedicação a transformar o mundo num lugar melhor.
Nelson Mandela, de Maria Isabel Sánchez Vegara; Ilustração: Alison Hawkins
Nobel da Paz 1993
Nelson Mandela foi um líder corajoso da África do Sul que lutou contra a injustiça e o racismo no seu país. Ele acreditava que todas as pessoas, independentemente da sua cor de pele, deveriam ter os mesmos direitos, e passou muitos anos preso pelas suas convicções. Contudo, nunca desistiu dos seus sonhos. Quando saiu da prisão, tornou-se presidente da África do Sul e trabalhou arduamente para unir o seu país. O seu exemplo de coragem, perseverança e luta pela igualdade continua a inspirar pessoas por todo o mundo.
Martin Luther King Jr., de Mai Ly Degnan e Maria Isabel Sánchez Vegara
Nobel da Paz 1964
Martin Luther King Jr. foi um ativista que dedicou a sua vida a lutar pelos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos da América. Tal como Nelson Mandela, acreditava que todos deveriam ser tratados de forma justa, independentemente da cor da pele, e organizou protestos pacíficos para combater as leis injustas que separavam brancos e negros no seu país. As palavras eram a sua maior arma, e os discursos que proferiu, como o famoso "Eu Tenho um Sonho", ressoam até hoje, inspirando novas gerações a lutar pela igualdade.
Malala Yousafzai, de Maria Isabel Sánchez Vegara; Ilustração: Manal Mirza
Nobel da Paz 2014
Malala Yousafzai é uma jovem ativista que ficou conhecida por lutar pelo direito das meninas à educação no Paquistão. Quando um novo regime proibiu as meninas de irem à escola no seu país Natal, Malala protestou contra esta injustiça e usou a sua voz para defender a importância da educação para todos, independentemente do seu género. Mesmo depois de ter sido vítima de um ataque violento pela sua bravura, nunca desistiu e, com apenas 17 anos, tornou-se a pessoa mais jovem de sempre a receber o Prémio Nobel da Paz — um lembrete poderoso de que nunca é cedo demais para começarmos a mudar o mundo.
E tu, que descoberta, invenção ou criação gostarias de fazer para transformar o mundo num lugar melhor?