Sara Oliveira recomenda "Saudável e Sem Desperdício"

Por: Bertrand Livreiros a 2020-04-03 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Sara Oliveira

Cozinho desde que me lembro e cozinhar é a forma de expressar a minha criatividade. A minha formação em Medicina Tradicional Chinesa e em Naturopatia despertou-me para seguir uma alimentação equilibrada, criando assim a necessidade de preparar pratos que fossem nutricionalmente ricos mas ao mesmo tempo simples e nada aborrecidos para as papilas gustativas. É daqui que nasce o meu blogue Nem Acredito que é Saudável e mais tarde o primeiro livro com o mesmo nome. Neles partilho receitas fáceis, práticas e saudáveis que todos podem comer e deliciar-se sem restrições. Sempre tive consciência das necessidades ambientais do nosso planeta, e sempre tentei ter uma vida o mais ecológica e sustentável possível. O facto de ser proveniente de uma família em que os alimentos eram tratados com grande respeito e aproveitados ao máximo, criou em mim a responsabilidade de evitar o desperdício alimentar. Espero neste livro, onde junto os meus conhecimentos de nutrição com o meu gosto por cozinhar e a minha vontade de tornar o mundo mais limpo e sustentável, despertar a sua criatividade na cozinha e ajudá-lo no seu percurso para uma vida mais saudável e simultaneamente mais amiga do planeta.

VER +

10%

Saudável e Sem Desperdício
17,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Quizz: Qual livro de Stephen King deve ler?

Quer nunca tenha lido Stephen King, quer já se encontre familiarizado com os seus livros, é fácil sentir-se intimidado pela extensão da obra do Rei do Terror. Embora seja mais conhecido por ser o mestre dos  thrillers, o autor tem vindo a aventurar-se também em géneros como a ficção científica, a fantasia, o romance policial, o conto e o ensaio. Ao todo, são mais de 200 as obras assinadas pelo autor, quantidade essa que pode deixar até o leitor mais dedicado a sentir-se um pouco perdido. Para ajudar, fizemos um pequeno quizz que o ajudará a escolher qual deverá ser a sua próxima (ou quem sabe, a primeira) leitura de Stephen King. 

Jorge, o mais "Amado" escritor brasileiro

Nasceu Jorge Leal Amado de Faria mas foi como Jorge Amado que ficou conhecido no Brasil e por todo o mundo. Autor de obras de sucesso como Gabriela, Cravo e Canela, Capitães de areia ou, para o público infantojuvenil, O gato malhado e a andorinha Sinhá, foi um dos autores brasileiros mais traduzidos e também um dos mais acarinhados pelos leitores. Embora já nos tenho deixado há vinte anos, no final deste mês é publicado um novo livro de memórias do autor, intitulado Navegação de Cabotagem (Dom Quixote), no qual relata episódios caricatos da sua vida, desde uma bebedeira com Pablo Neruda, uma reunião política com Picasso, ou uma visita ao bordel ou ao terreiro de candomblé com Carybé ou Dorival Caymmi. 

Jorge Luis Borges, o eterno bibliotecário

Hoje, comemoramos 122 anos do nascimento deste autor que, mesmo cego, viu o mundo e as pessoas mais profundamente pois, como canta Chico Buarque, “Os poetas, como os cegos, podem ver na escuridão”.

Desafiámos os autores a partilharem connosco algumas leituras, levando até aos leitores o poder terapêutico da literatura. Sara Oliveira respondeu ao desafio e recomendou-nos o seu livro Saudável e Sem Desperdício

 


 

Sara Oliveira cozinha desde que se lembra e cozinhar é a forma que utiliza para expressar a sua criatividade. A sua formação em Medicina Tradicional Chinesa e em Naturopatia despertou-a para seguir uma alimentação equilibrada, criando assim a necessidade de preparar pratos que fossem nutricionalmente ricos mas ao mesmo tempo simples e nada aborrecidos para as papilas gustativas. É daí que nasce o seu blogue Nem Acredito que é Saudável e mais tarde o primeiro livro com o mesmo nome. Neles partilha receitas fáceis, práticas e saudáveis que todos podem comer e com as quais se podem sem restrições. Sempre teve consciência das necessidades ambientais do planeta e sempre tentou ter uma vida o mais ecológica e sustentável possível. O facto de ser proveniente de uma família em que os alimentos eram tratados com grande respeito e aproveitados ao máximo criou em si a responsabilidade de evitar o desperdício alimentar. 

 

A autora afirma que escreveu este livro "com muito carinho" e que, embora nunca tenha pensado que a oportunidade de o apresentar ao público chegasse numa fase tão complicada como a que vivemos atualmente, percebeu que ele será muito importante precisamente nesta altura, uma vez que as idas ao supermercado estão limitadas e é essencial saber-se aproveitar os alimentos que estão no frigorífico e na despensa, criando um estilo de vida mais auto-sustentável. Assim, neste livro, partilha "muitas informações, muitas dicas e sobretudo muitas receitas" que contribuem para que a cozinha seja mais saudável, seja mais sustentável e gere menos lixo. A autora mostra, assim, como se pode cozinhar o próprio pão e fazer iogurtes e leites vegetais, molhos e temperos – tudo em casa. 

"O nosso planeta implora por ajuda. É tempo de pararmos, é tempo de repensarmos os nossos hábitos de consumo, o nosso modo de vida e aquilo que descartamos e deitamos fora com tanta facilidade."

 

 

Partilhe também connosco as suas leituras preferidas.
Envie-nos os seus vídeos para leitor@bertrand.pt.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.