Jacqueline Woodson e Albertine vencem prémio Hans Christian Andersen

Por: Bertrand Livreiros a 2020-05-07 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

10%

Os Pássaros
13,52€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Os seis livros na shortlist do Booker Prize, e porque deve lê-los

Já são conhecidos os seis finalistas da edição de 2024 do Booker Prize e entre eles encontra-se um autor lusófono. Itamar Vieira Junior, autor vencedor do Prémio Leya 2018 e do Prémio Oceanos 2020 pela obra Torto Arado, figura de uma lista de quatro mulheres e dois homens, de países tão distantes quanto a Argentina, a Alemanha, a Suécia, a Coreia do Sul, os Países Baixos, e o Brasil. O que os une? Uma abordagem “implicitamente optimista” à literatura e a possibilidade de ganhar um prémio de 50 mil libras, repartido em partes iguais pelo autor e pelo tradutor.

Estão abertas as votações para a 8.ª edição do Prémio Livro do Ano Bertrand

Já está em marcha a 8ª edição do primeiro prémio literário português atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand, lançado há oito anos pela Livraria Bertrand. No seguimento desta 8.ª edição, tal como no ano anterior, será atribuído o Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, elegido pelos Livreiros Bertrand a partir das obras de autores lusófonos mais votadas.

Pode a leitura em voz alta ajudar pacientes com cancro? Um estudo sugere que sim.

Os benefícios da leitura para a nossa saúde são inúmeros e, em situações de doença, pode mesmo oferecer um escape da realidade verdadeiramente terapêutico. No entanto, para muitos pacientes de cancro torna-se uma tarefa quase impossível. O “cancer fog”, também conhecido como confusão mental ou deficiência cognitiva relacionadas com o cancro, é um efeito secundário comum do tratamento que leva muitos pacientes a abandonarem a leitura numa altura em que os seus benefícios poderiam ser especialmente úteis. 

No início desta semana, foram anunciadas as vencedoras do mais prestigiado prémio para a literatura infanto-juvenil, o prémio literário Hans Christian Andersen. A autora Jacqueline Woodson e a ilustradora Albertine foram as duas homenageadas desta edição, juntando-se assim a nomes importantes da literatura para os mais novos, tais como Maurice SendakAstrid Lindgren ou J.K. Rowling


Criado em homenagem a um dos mais importantes escritores de histórias infantis, o dinamarquês Hans Christian Andersen, o prémio é atribuído a cada dois anos pelo Conselho Internacional de Literatura para os Jovens a escritores e ilustradores vivos, consistindo de uma medalha de ouro entregue pela rainha da Dinamarca.

Este ano, a honra coube à escritora norte-americana Jacqueline Woodson, cuja obra, embora ainda inédita em Portugal, recebeu já alguns dos mais importantes prémios para literatura infantil. Já na vertente da ilustração, a vencedora foi a sueca Albertine Zullo, reconhecida pela ilustração de livros como Os pássaros, (editado pela Orfeu Negro, no início deste ano), um dos livros que criou em conjunto com o seu marido, o escritor Germano Zullo.

 

Páginas de Os Pássaros, de Germano Zullo, com ilustrações de Albertine.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.