Seis curiosidades sobre "Gambito de Dama"

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2021-04-19 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Walter Tevis

Walter Tevis

Walter Tevis era professor de Literatura Inglesa na Universidade de Ohio. É o autor de sete romances, incluindo três que deram origem a filmes de grande sucesso: O homem que veio do espaço, A vida é um jogo e A cor do dinheiro. Os seus romances foram traduzidos para 18 línguas. Morreu em 1984.

VER +

10%

Gambito de Dama
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

"Almoço de domingo" | "Ser patriarca é, em grande medida, sobreviver”

Nas entrelinhas do novo romance de José Luís Peixoto, provamos o Alentejo. As páginas têm jeito de fumeiro, cada linha semelhante ao varão onde se apresentam as farinheiras, os chouriços, as morcelas, os paios e as paiolas. Almoço de Domingo é uma biografia a pedir para ser saboreada, um romance escrito com o paladar entre a língua. É a história do menino que levou as fêveras do porco, morto no dia anterior, até à casa do doutor. Do homem que sonhou “fazer uma casa como é devido”, e que acabou a construir um império com gosto a torrões de café. A história de um marido, pai, avô e bisavô, chefe de família e empresário, que não desistiu de si mesmo nem da terra onde nasceu.

Ouça(-os) com atenção | 11 podcasts que tem de conhecer

As probabilidades de se interessar por este artigo até ao fim aumentariam se o disponibilizássemos em versão áudio — apesar de não prometermos a voz melodiosa de Morgan Freeman ou de Bob Ross. Pelo seu formato e flexibilidade, os podcasts são a opção ideal para quem gosta de se manter informado e, de preferência, se prefere fazê-lo enquanto desempenha outras tarefas. De entre a imensa oferta que o mercado já apresenta, fomos descobrir alguns podcasts, com selo português, que alimentam, alto e em bom som, o amor pela literatura e espicaçam a descoberta de novos autores e livros. Ouça com atenção e prepare a sua lista.

8 curiosidades sobre a língua portuguesa

No dia em que celebramos esta pátria tão mais rica e extensa do que o limite das nossas fronteiras que é a da língua portuguesa, partilhamos consigo oito curiosidades sobre a nossa língua que pode encontrar nos livros Almanaque da Língua Portuguesa e História do Português desde o Big Bang, de Marco Neves.

A série de televisão Queen’s Gambit (Gambito de Dama) tornou-se um fenómeno mundial. Após a sua estreia, em outubro de 2020, a Netflix anunciou tratar-se da minissérie mais vista da plataforma durante as primeiras quatro semanas de visualização. Baseada no livro homónimo de Walter Tevis, originalmente publicado em 1983, esta história fascinante tem o xadrez como centro da narrativa. Participe neste jogo de estratégia e descubra algumas das peças que garantiram este sucesso.


1. Walter Tevis aprendeu a jogar xadrez aos sete anos. Apesar de não ser considerado um prodígio e de só ter começado a jogar profissionalmente em adulto, Tevis era um apreciador da arte, refletindo na história de Beth, a protagonista, muitos dos episódios que ocorreram na sua vida.


2. O produtor da minissérie, Scott Frank, teve o apoio de duas lendas do xadrez: Bruce Pandolfini, considerado o melhor treinador de xadrez dos EUA, e Gary Kasparov, o mais jovem campeão mundial da história do xadrez, que foi também convidado a interpretar o papel de Vasily Borgov. O jogador russo recusou, assumindo apenas o papel de consultor e responsável pela conceção das jogadas a que assistimos na série.


3. A atriz que interpreta a protagonista, Anya Taylor-Joy, aceitou participar na minissérie da Netflix antes mesmo de haver um guião. O realizador enviou-lhe apenas uma cópia do livro de Walter Tevis e a atriz ficou tão entusiasmada com a narrativa que concordou de imediato em fazer parte do elenco.


4. Devido à popularidade de Queen’s Gambit, assistiu-se a uma escalada de interesse pelo xadrez. Pesquisas sobre as regras do jogo, no Google, ou inscrições em plataformas online, aumentaram exponencialmente. Também o eBay declarou um aumento de 273 % na procura de tabuleiros de xadrez.


5. Apesar de ser internacionalmente reconhecido pelo sucesso de Gambito de Dama, Walter Tevis publicou sete romances ao longo da sua vida, incluindo três que deram origem a filmes de grande sucesso: The Man Who Fell to Earth (O Homem Que Caiu na Terra, 1963), The Hustler (A Vida é um Jogo, 1959) e The Color of Money (A Cor do Dinheiro, 1984).


6. Gambito de Dama é, na realidade, uma das mais antigas aberturas do jogo de xadrez. Uma das menções mais antigas a esta jogada remonta ao século xv, no Manuscrito de Göttingen, sendo ainda hoje utilizada por jogadores em todo o mundo. (Spoiler: a personagem Beth Harmon também a emprega no final da série).

 

Assista ao trailer de Queen's Gambit.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.