Gambito de Dama
de Walter Tevis
Grátis
Sobre o livro
Quando a mãe de Beth Harmon, de oito anos, morre num acidente de viação, a menina é enviada para orfanato em Mount Sterling, Kentucky. Simples, taciturna e tímida, ao que tudo indica, Beth não se destaca… até jogar a sua primeira partida de xadrez. Os seus sentidos ficam mais aguçados, o pensamento mais claro e, pela primeira vez na sua vida, ela sente-se totalmente no controlo.
Sem dinheiro nenhum, Beth está desesperada para aprender mais sobre esse jogo que se tornou a sua vida - rouba uma revista de xadrez, dinheiro suficiente para entrar num torneio e também alguns dos tranquilizantes da mãe adoptiva, nos quais está viciada.
Aos treze anos, vence um torneio de xadrez; aos dezasseis, compete no US Open Championship; aos dezoito, é campeã dos Estados Unidos e a Rússia espera por ela… Mas, à medida que Beth aprimora as suas habilidades no circuito profissional, as apostas ficam mais altas, o seu isolamento fica mais assustador, as suas incontroláveis adicções e a ideia de escapar tornam-se ainda mais tentadoras.
Com um ritmo acelerado e escrito com elegância, Gambito de Dama é uma história fascinante disfarçada de romance de xadrez - um romance que não vai poder deixar de ler e com uma conclusão tão elegante e satisfatória quanto um mate em quatro.
Financial Times
«Hipnótico.»
Newsweek
«Excecional.»
Time Out
Comentários
-
O génio e a sua loucura
Neste romance fascinante acompanhamos a história de uma órfã tímida, Beth Harmon, que descobre o xadrez e se apaixona pelo jogo, tornando-se um prodígio do xadrez. Mas à medida que vai ganhando mais campeonatos e se vai tornando uma jogadora implacável, luta também com o seu vício autodestrutivo a comprimidos tranquilizantes. Uma história fantástica e cativante sobre superação, e sobre o complexo do gênio e da sua loucura alucinante. Perfeito para quem aprecia xadrez, mas quem não sabe jogar irá de certeza ficar interessado no jogo.
Este é um livro que nos revela muito sobre a psicologia do ser humano. A falta que um pai/ mãe e o carinho fazem na alteração de personalidade da personagem. Beth vai crescer depressa demais, e viver em prol do xadrez que a faz sentir especial. Este romance vai aliar a psicologia ao xadrez. Um bom livro.
Livro que serviu de base para a minissérie com o mesmo nome, narrado num estilo simples e direto. Retrata a vida de uma adolescente colocada desde a sua infância num orfanato. Local onde começa a sua exploração e fanatismo pelo mundo do xadrez. Ela constrói a sua personalidade com base nesse fanatismo. Mesmo que não goste de xadrez, este livro proporciona ao leitor uma visão diferente e apaixonante pelos suspenses dos jogos e pelos personagens. O livro acaba por ser bastante parecido ao que se sucedeu na serie exceto no processo de descoberta do corpo e da sexualidade de Beth, dando assim mais dimensão à personagem.
É a história de uma menina que ficou órfã e descobriu um talento incrível para o xadrez. Ao longo do livro ganhamos uma grande empatia com Beth, a personagem principal. Apesar dela nem sempre enveredar pelos caminhos mais acertados, queremos acompanhá-la neste seu percurso cheio de altos de baixos que nos deixa tão envolvidos, que assistimos a cada jogo seu, a torcer para que ganhe.
Após o enorme sucesso que este livro teve na sua adaptação para a Netflix, temos finalmente a tradução deste livro para a nossa língua. O leitor segue o inicio da vida da personagem principal, Beth Harmon, e vemos o percurso dela ao começar os seus talentos para o xadrez até quem sabe, atingir o sonho de ser uma Grandmaster. Vemos os altos e os baixos que a Beth enfrenta e a importância de não nos focarmos em uma única obsessão que nos pode cegar de tudo o resto. Ficamos logo agarrados a esta personagem e queremos de imediato saber como o percurso dela acaba até à última página. Recomendo para quem gosta de leituras leves pois o livro lê-se bastante bem é bastante fluído e também para quem não percebe quase nada de xadrez como eu! Os jogos são bastante intensos e até se fica a entender umas regras ou outras.
Li este livro depois de ver a série e mesmo assim conseguiu-me prender de tal forma que não consegui parar de ler. Tornou-se logo dos meus livros preferidos. Este livro não fala apenas de xadrez mas sim de uma história de superação de um prodígio que tem de aprender a lidar com o seu génio e os seus vícios. É sem dúvida uma história fantástica que vale a pena ler e assistir.