Sara Oliveira recomenda "Saudável e Sem Desperdício"
Por: Bertrand Livreiros a 2020-04-03 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Desafiámos os autores a partilharem connosco algumas leituras, levando até aos leitores o poder terapêutico da literatura. Sara Oliveira respondeu ao desafio e recomendou-nos o seu livro Saudável e Sem Desperdício.
Sara Oliveira cozinha desde que se lembra e cozinhar é a forma que utiliza para expressar a sua criatividade. A sua formação em Medicina Tradicional Chinesa e em Naturopatia despertou-a para seguir uma alimentação equilibrada, criando assim a necessidade de preparar pratos que fossem nutricionalmente ricos mas ao mesmo tempo simples e nada aborrecidos para as papilas gustativas. É daí que nasce o seu blogue Nem Acredito que é Saudável e mais tarde o primeiro livro com o mesmo nome. Neles partilha receitas fáceis, práticas e saudáveis que todos podem comer e com as quais se podem sem restrições. Sempre teve consciência das necessidades ambientais do planeta e sempre tentou ter uma vida o mais ecológica e sustentável possível. O facto de ser proveniente de uma família em que os alimentos eram tratados com grande respeito e aproveitados ao máximo criou em si a responsabilidade de evitar o desperdício alimentar.
A autora afirma que escreveu este livro "com muito carinho" e que, embora nunca tenha pensado que a oportunidade de o apresentar ao público chegasse numa fase tão complicada como a que vivemos atualmente, percebeu que ele será muito importante precisamente nesta altura, uma vez que as idas ao supermercado estão limitadas e é essencial saber-se aproveitar os alimentos que estão no frigorífico e na despensa, criando um estilo de vida mais auto-sustentável. Assim, neste livro, partilha "muitas informações, muitas dicas e sobretudo muitas receitas" que contribuem para que a cozinha seja mais saudável, seja mais sustentável e gere menos lixo. A autora mostra, assim, como se pode cozinhar o próprio pão e fazer iogurtes e leites vegetais, molhos e temperos – tudo em casa.
"O nosso planeta implora por ajuda. É tempo de pararmos, é tempo de repensarmos os nossos hábitos de consumo, o nosso modo de vida e aquilo que descartamos e deitamos fora com tanta facilidade."
Partilhe também connosco as suas leituras preferidas.
Envie-nos os seus vídeos para [email protected].