Livros e cidadania

Por: Bertrand Livreiros a 2023-03-27

10%

Livrarias
19,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

Contra a Amazon
17,70€ 15,93€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

7 livros para oferecer no Dia dos Namorados

O amor, em todas as suas formas, é para celebrar todos os dias. No entanto, está quase a chegar o dia em que este se torna ainda mais especial. Com as nossas sugestões para o Dia dos Namorados, não há desculpa para não recordar aqueles que ama: ofereça o amor nas páginas de um livro à sua cara-metade, amigos, família – ou, porque não, a si próprio.

O testemunho da filha de Gisèle Pelicot e outras novidades a chegar às livrarias em fevereiro

Embora seja o mês mais curto do ano, fevereiro chega com muitas novidades. Entre os destaques, está o poderoso testemunho da filha de Gisèle Pelicot, a mulher que comoveu o mundo com a sua coragem após anos de abuso inimaginável, e o aguardado regresso da autora de Olive Kitteridge.

Duas ou três ideias sobre “Como Ser Bem-Sucedido no Mundo de Hoje”

Uma das figuras mais importantes no campo da literatura de desenvolvimento pessoal e profissional, Dale Carnegie dispensa apresentações. Depois do sucesso de livros como "Como fazer amigos e influenciar pessoas" e "A Arte de Comunicar com Sucesso", chega às livrarias do país o seu guia definitivo sobre "Como ser bem-sucedido no mundo de hoje" (Objectiva). Embora muitas vezes acreditemos que os outros têm mais motivos para serem mais felizes e bem sucedidos do que nós – mais dinheiro, menos preocupações, mais amigos ou um emprego com melhores condições – o autor bestseller defende que todos podem atingir a felicidade, independentemente das suas circunstâncias.

“Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais desafiantes ou inovadoras, sobre as constelações de leitores que, como eu, continuam a acreditar no papel sem pensar na Amazon como antagonista.” Ao longo dos últimos anos, o autor espanhol Jorge Carrión visitou bibliotecas (reais e imaginárias) e livrarias em todo o mundo, com o intuito de deixar firmado o valor do livro e da sua proximidade como pilares da nossa educação sentimental e intelectual. Depois de Livrarias, publicado pela Quetzal em 2017, regressa agora com um livro-manifesto a que chamou Contra a Amazon.

Nele defende a figura do livreiro e da livraria contra o mundo impessoal da livraria global e algorítmica, ao mesmo tempo que entrevista Alberto Manguel em Buenos Aires, evoca Jorge Luís Borges, caminha ao lado de Iain Sinclair em Londres, desvenda os segredos das bibliotecas imaginárias (a de Babel, a de Dom Quixote e a do Nautilus), mostra como as livrarias de Tóquio se reinventam, fala dos livros como instrumento de consolação diante da angústia da internet
 e de como a pandemia passou pelas livrarias de Lisboa.

Numa poderosa reflexão sobre o mundo dos livros e a sua capacidade de nos transportar e de promover a criação de novos imaginários, defende que há mais antagonistas para além da Amazon e de outras grandes plataformas digitais. “Temos de continuar a ler e a viajar”, defende. Sem profetizar o futuro, Jorge Carrión oferece-nos formas de antídoto, a começar pela nossa postura coletiva em relação aos livros. Porque, acima de tudo, “precisamos das livrarias de cada dia para que possam continuar a gerar as cartografias de todas essas distâncias sem as quais não saberíamos encontrar o nosso lugar no mundo.”

Entre pequenos ensaios, entrevistas, mas também estórias sobre algumas das suas aventuras em livrarias e bibliotecas, espalhadas pelos mais diversos cantos do globo, a sua nova obra, que de acordo com o El País “reivindica as livrarias e os leitores que as frequentam e denuncia o avança da Amazon”, crítica ferozmente o mercado cada vez mais digitalizado e celebra as comunidades mais ou menos simbólicas que os livros ainda ajudam a criar. Com textos especialmente preparados para a edição portuguesa, Contra a Amazon estabelece dessa forma a leitura como uma atitude e um sinal da civilização
 e a livraria como um lugar onde se encontram os seus pilares.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.