5 Benefícios de Ler em Voz Alta

Por: Beatriz Sertório a 2020-02-03 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Jim Trelease , autor do livro The Read-Aloud Handbook, afirma convictamente: « Se houvesse um comprimido capaz de fazer por uma criança tudo o que a leitura em voz alta faz, as pessoas fariam fila e pagariam centenas de dólares para o ter. Ler em voz alta expande o interesse das crianças por livros, o seu vocabulário, compreensão, gramática e capacidade de concentração. Por outras palavras, é uma “vacina oral” gratuita para a literacia». Numa altura em que, cada vez mais, se discutem os hábitos de leitura das crianças e jovens, torna-se mais importante que nunca adotar práticas que fomentem o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida. Esta é já uma preocupação ativa de certas escolas onde os professores reservam 10 minutos da sua aula para que os alunos leiam um livro à sua escolha . Contudo, estes hábitos devem começar a ser cultivados em casa muito antes.


Uma das práticas mais importantes para educar futuros leitores é a leitura em voz alta. É por essa razão que no passado dia 1 de fevereiro se celebrou o Dia Internacional da Leitura em Voz Alta , assinalado pelo Plano Nacional de Leitura por um conjunto de atividades para comemorar a efeméride . Abaixo, apresentamos-lhe 5 benefícios que a leitura em voz alta pode trazer a uma criança. Porque, efetivamente, a leitura não é apenas um hobby mas parte intrínseca de quem somos. Como escreve o autor Afonso Cruz , que também é autor de livros infanto-juvenis:  «[S]omos feitos de histórias, não é de a-dê-enes e códigos genéticos, nem de carne e músculos e pele e cérebros. É de histórias.»


1.    Ajuda ao desenvolvimento da linguagem 


Ao ler para uma criança, está não só a proporcionar-lhe um momento de lazer, mas a ensinar-lhe a pronunciação correta das palavras e até mesmo a introduzir novas palavras no seu vocabulário. Ainda que possa não ser uma aprendizagem consciente, o facto de estarem expostos desde muito novos a uma quantidade abrangente de vocabulário novo, reflete-se de forma impactante nas suas capacidades de expressão e compreensão (e, mais tarde, na escrita). Se, para além de fazer uma leitura linear do texto, repetir certas palavras mais complicadas, isso ajudará ainda mais na sua assimilação e memorização por parte da criança. 


2.    Facilita a compreensão da história

Ler um livro a uma criança abre a possibilidade de a mesma fazer perguntas acerca do que está a ouvir, facilitando assim a sua compreensão. Enquanto lê em voz alta, o adulto poderá acrescentar informações que contextualizem a história que está a contar e outros pormenores que, possivelmente, não seriam notados no caso de uma leitura independente por parte da criança. Pode ainda tornar este processo mais estimulante com uma leitura interativa, recorrendo a objetos, imagens, gestos e/ou expressões faciais que ajudem a ilustrar as palavras da história. 


3. Aumenta a capacidade de concentração 

Criar um hábito de leitura que leva a criança a reservar uns minutos do seu dia para se focar exclusivamente em ouvir e compreender uma história ajuda a aumentar a sua capacidade de concentração. Para isso, é importante garantir um ambiente sossegado para o momento de leitura e começar por sessões de leituras mais curtas, aumentando gradualmente a sua duração. Esta capacidade de manter a sua total atenção numa única atividade que a leitura em voz alta ajuda a trabalhar, será fundamental para um bom desempenho escolar e, mais tarde, para o sucesso ao nível profissional.


4 . Possibilita conversas importantes entre o pai/educador e o filho

Certos livros infantis contêm mensagens sobre temas importantes como, por exemplo, o bullying, a igualdade, a tolerância ou o consentimento (um exemplo deste último é o livro O teu Corpo é teu , recentemente editado pela Nuvem de Letras ). Quando lê a uma criança uma história que aborda este tipo de temas, está a abrir uma porta para ter uma discussão saudável e pedagógica sobre os mesmos. Ao chamar a atenção da criança para a mensagem do livro, estará também a incutir-lhe valores morais e éticos que serão importantes ao longo de toda a sua vida.


5. Cria uma ligação com a criança 

Ler em voz alta é um momento único de partilha e convívio. Ao mostrar à criança que está 100% presente naquele momento está a contribuir para o desenvolvimento da sua autoestima e capacidade para empatia. Para além disso, pode ser uma atividade prazerosa tanto para a criança como para o adulto, podendo escolher livros que apelem aos interesses dos dois e criar memórias felizes que durarão uma vida.


Para além da leitura em casa, as Horas do Conto que realizamos nas nossas livrarias são também uma ótima forma de cultivar o amor pelos livros nos mais novos.

Siga as páginas de Facebook  e Instagram do Clube Bertrand Infantil para ficar a par de todas as sessões. 

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.