Bula Literária | Um gato em Tóquio, de Nick Bradley

Por: Bertrand Livreiros a 2022-09-27 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

20%

Um Gato em Tóquio
17,90€
20% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Frio Suficiente Para Nevar, de Jessica Au | Bula Literária

Uma jovem mulher organiza umas férias com a mãe no Japão, onde percorrem Tóquio, Osaka e Quioto: caminham pelos canais nas tardes de outono, esquivam-se de chuvas e vendavais, partilham refeições em pequenos cafés e restaurantes e visitam galerias para verem alguma da mais radical arte moderna. Enquanto isso, conversam: sobre tempo, horóscopos, roupas, objetos, família, distância e memória. Mas as incertezas abundam. Quem estará realmente a falar - apenas a filha? A mãe raramente fala, aparenta ser uma presença fantasmagórica que não parece estar de facto ali. E qual será a verdadeira razão desta viagem elíptica, ou mesmo espectral?

O Rei-Sombra, de Maaza Mengiste | Bula Literária

Sob a ameaça iminente do exército fascista de Mussolini, Hirut, uma jovem que acaba de perder ambos os pais, esforça-se por se adaptar à sua nova vida como criada. O seu recente patrão — Kidane, oficial do exército do imperador Haile Selassie — está absorvido na missão urgente de reunir os melhores homens e de os preparar para a invasão italiana. Hirut e as outras mulheres anseiam por fazer mais do que tratar dos feridos e enterrar os mortos. Quando o imperador foge para o exílio e a Etiópia rapidamente começa a perder a esperança, é Hirut quem possibilita um plano para manter o moral. Mas como poderia ela prever que em breve enfrentaria a sua própria guerra pessoal, como prisioneira de um dos mais vis oficiais italianos?

Questões Escaldantes, de Margaret Atwood | Bula Literária

Margaret Atwood, ícone cultural e uma das mais importantes escritoras contemporâneas, está de regresso com uma extraordinária coleção de ensaios - divertidos, eruditos, terrivelmente curiosos e assombrosamente premonitórios -, que procuram dar resposta às questões mais prementes dos nossos dias, tais como: Porque contam histórias todas as pessoas, em todos os pontos do planeta, em todas as culturas? Quanto de nós podemos dar aos outros, ou de quanto podemos prescindir, sem que fiquemos vazios? Será possível viver no planeta Terra? Como? É verdade, seja o que for? E é justo? O que têm os zombies que ver com autoritarismo?

Ah, Tóquio: uma das cidades onde o futuro mais brilha no Japão. Novas estradas, guindastes que levam as torres até ao céu, um ritmo frenético que invade toda a metrópole. No entanto, no bairro de Asakusa, ao lado do templo mais antigo da cidade, há uma loja pequenina que permanece intacta desde tempos imemoriais. É nela que, certo dia, entra uma rapariga com um pedido especial: quer que o tatuador use as tintas mais vivas para desenhar Tóquio nas suas costas - quer um retrato da cidade mas… sem presença de humanos.


O tatuador aceita o desafio, que demorará meses a concluir; porém, não resiste a desenhar um gato mesmo em frente à estátua de Hachiko. Na sessão seguinte, incrédulo, não encontra o gato nas costas da rapariga. Procura, procura e acaba por ver que mudou de lugar, estando agora escondido atrás de um prédio. O mesmo voltará a acontecer, e o felino reaparece num telhado de uma estação. O que o tatuador não sabe é que desde o dia em que desenhou aquele ser, há um gato que vagueia por Tóquio, encontrando pessoas com histórias de vida muito diferentes: um sem-abrigo que vive num hotel abandonado, um motorista de táxi que enviuvou, um menino tímido que precisa desesperadamente de um amigo, um funcionário de uma loja de conveniência que procura o seu grande amor… o gato aparece-lhes fugazmente, e nenhum deles parece notar que aquele felino é uma espécie de força que os impele a procurar o verdadeiro sentido das escolhas, da vida… Um ser que os une, de forma inesperada e mágica.

Indicado para: lidar com quadros de tristeza, solidão, alienação, desamparo, abandono, desamor, desamizade, desunião, desumanização, egoísmo, violência, injustiça, acosso; experimentar vários géneros literários; imergir na cultura japonesa

Efeitos secundários: propensão para o resgate de memórias, revisão de escolhas e balanços de vida; abertura ao estabelecimento de conexões com os outros, criação laços e interdependências; sentimentos de identificação, empatia, compaixão, esperança, carinho, aconchego e bem-estar; lágrimas e gargalhadas

Posologia: Leitura de um conto por dia, de preferência ao serão.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.