Bula Literária | "Se o Disseres na Montanha", de James Baldwin
Por: Bertrand Livreiros a 2019-12-02
Últimos artigos publicados
Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada.
Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?
James Baldwin foi um dos escritores mais importantes da sua geração. Na sua obra, procurava abordar complexos da sociedade que ainda não haviam sido quebrados na altura, desde a questão da sexualidade às distinções de classes raciais. Em 1948, precisamente por se sentir frustrado perante a injustiça do preconceito americano, Baldwin emigrou para França. A sua escrita marca o legado da sua própria vida, e Se o Disseres na Montanha é, porventura, a sua obra-prima.
O remédio de hoje, presente na nossa Farmácia Literária , é a obra indicada para quem procura saber lidar com casos de preconceito, racismo ou qualquer outro tipo de violência para com o outro.
Indicado para: Aliviar traumas de infância provocados por pais abusivos e uma disciplina rígida; aliviar quadros de desamor, falta de carinho, desaconchego, desprezo, solidão, vergonha, descriminação e sentimentos injustificados de culpa; digerir crises religiosas e/ou espirituais; combater qualquer forma de dogma e as suas contradições ou hipocrisias;
Efeitos secundários: Introspeção; autoanálise; coragem para assumir o que se é e viver com coerência; recusa de qualquer forma de desrespeito por outro ser humano, racismo, manifestação de ódio ou violência; aceitar o autoconhecimento como um exercício sem fim; lutar por um futuro comum mais humano;
Posologia: Ler sem qualquer tipo de restrição.