Bula Literária | "A Transparência do Tempo", de Leonardo Padura
Por: Bertrand Livreiros a 2019-06-04
Últimos artigos publicados
Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada.
Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?
Envelhecer. É um medo que nos cicatriza, de forma geral, perante a sombra daquilo que não conhecemos: a morte. Mas envelhecer não é apenas a proximidade com o vazio; é também o abandono da juventude, da força que sempre nos caracterizou e que, com os anos, parece perder-se pelo caminho. Mario Conde está nesse estado de espírito lúgubre, na história que lhe recomendamos hoje. É a iminência do seu sexagésimo aniversário que lhe cria uma espécie de aura negativa - algo com que, certamente, muitos leitores se conseguem relacionar.
Não há nada mais terapêutico do que uma boa leitura - ou, pelo menos, é nisso que acreditamos na nossa Farmácia Literária . Os livros permitem-nos viver aventuras e refletir acerca dos nossos maiores medos. É isso que fazemos através do romance de Leonardo Padura , numa viagem que passa pelas malhas da guerra civil espanhola, por Cuba e, inclusive, pela Idade Média.
A Transparência do Tempo , de Leonardo Padura
Indicado para: Alfarrabistas, especialistas e negociantes de arte sacra, vítimas de roubo de identidade, medo de envelhecer, amizades traídas, atração pelo submundo, queda acentuada para o humor negro e para o politicamente incorreto
Efeitos secundários: Aumento da capacidade de contemplação, apetência para reflexões políticas, sociais e económicas, amadurecimento, valorização das pequenas coisas da vida, apaziguamento, integridade, risco de vício em cafeína e nicotina
Posologia: ler ao deitar; quando terminar a leitura sugere-se continuar o tratamento com Ser Mortal , de Atul Gawande .