Bula Literária | 300 Mil anos de ansiedade, de Gustavo Jesus

Por: Bertrand Livreiros a 2022-08-10 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

10%

300 Mil Anos de Ansiedade
16,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Imagine-se a passear numa rua escura e isolada. De repente, ouve alguém a aproximar-se… o coração acelera, a respiração fica mais rápida, sente as mãos frias e suadas. Já está prestes a fugir, mas é apenas uma das suas vizinhas a fazer jogging. O medo que sentiu é absolutamente natural.


Durante perto de 300 mil anos, os antepassados reagiram da mesma maneira a ameaças que punham em causa a sua sobrevivência. Essa resposta aos perigos foi transmitida de geração em geração até hoje. o mesmo se passou com a ansiedade e com a depressão. Acontece que os tempos mudaram. E é notório o desajuste entre o modo como fomos programados e as exigências da vida contemporânea.

Um simples exame de Matemática ou uma fila no trânsito são percebidos como uma ameaça (predadores!) e podem desencadear respostas excessivas (como ataques de pânico). Em 300 Mil Anos de Ansiedade, Gustavo Jesus explica-nos porque ainda hoje temos stress, ansiedade e depressão. Fala-nos dos fatores ambientais e genéticos por detrás das perturbações psicológicas, das hormonas, do funcionamento do cérebro, da farmacologia, da atividade física e da alimentação. Assim, mais facilmente percebemos quando precisamos de pedir ajuda - ou quando é preciso ajudar alguém que nos é próximo.

 

Indicado para: ajudar no controlo de quadros de stress, ansiedade, medo e/ou preocupação; aliviar sentimentos de angústia, tensão, bloqueio, insegurança e mal-estar; entender as reacções do cérebro face a ameaças; esclarecer a natureza dos comportamentos humanos

Efeitos secundários: acréscimo de curiosidade; tendência para a auto-observação e a introspeção; aumento do grau de autoconhecimento, autoconfiança e autoestima; resiliência, alívio, leveza, optimismo

Posologia: leitura lenta de um capítulo por dia, num ambiente tranquilo. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.