Um Diário Russo
de John Steinbeck
Grátis
Sobre o livro
Na altura em que a Cortina de Ferro descia sobre a Europa Oriental, John Steinbeck e Robert Capa empreenderam uma notável jornada pela União Soviética, que os levou a Moscovo e Estalinegrado - hoje Volgogrado - e aos campos da Ucrânia e do Cáucaso. O que viram e tocantemente relataram foi aquilo a que Steinbeck chamou "o grande outro lado", as vidas quotidianas dos homens e das mulheres da Rússia.
Combinando a paixão, o humor e a atenção ao pormenor de Steinbeck com os magníficos estudos fotográficos de Capa, Um Diário Russo é um retrato único da Rússia e do seu povo quando emergiam da devastação da guerra. É também um vislumbre íntimo de dois grandes artistas em ação. Um clássico da reportagem jornalística, publicado originalmente em 1948, que chega agora, pela primeira vez, aos leitores portugueses.
Um clássico do jornalismo e também foto-jornalismo, esta reportagem merece ser lida de modo a compreendermos que também do outro lado da cortina de ferro viveram homens, mulheres e crianças como nós, com as suas aspirações, medos e ambições. Completamente esclarecedor no modo como a honestidade das pessoas russas é abordada.
John Steinbeck viajou, foi conhecer a União Soviética. Desta viagem nasce esta obra. A sua visão por esta região, acompanhado por um fotógrafo. A forma como descreve aquilo que viu é feita de forma intimista e calorosa, onde as pessoas comuns assumem o papel de destaque. Uma obra com uma singularidade expressiva que vale a pena descobrir!