Ratos e Homens
de John Steinbeck
Grátis
Sobre o livro
George e Lennie vagueiam de herdade em herdade na Califórnia da Grande Depressão, numa sobrevivência sustentada por trabalhos episódicos. Mas os dois amigos têm um plano: vão juntar o suficiente para comprar um bocado de terra com uma casinha e aí poderão viver tranquilamente e dedicar-se à criação de coelhos.
George é pequeno e vivo, e é ele quem toma as decisões; Lennie é um gigante simpático, mas tem dificuldade em lembrar-se das coisas e em medir a sua força excecional. Quando arranjam trabalho a carregar cevada numa herdade junto ao rio Salinas, George e Lennie veem o seu sonho aproximar-se a passos largos da concretização - até que a mulher do patrão entra em cena.
Considerado um dos mais importantes romances de John Steinbeck, publicado originalmente em 1937 e várias vezes adaptado ao teatro e ao cinema, Ratos e Homens é uma história sobre amizade, sobre dignidade e sacrifício, mas também uma parábola implacável sobre o ruir do sonho americano.
Comentários
-
Absolutamente Magnífico.
Dos autores Norte- Americanos clássicos galardoados com o prémio Nobel da literatura, este é sem dúvida o meu preferido, John Steinbeck.Nesta pequena obra, com cerca de 100 páginas, está uma das mais belas criações do autor.Adoro este livro e fiquei deliciado quando o li.Fala sobre dois pobres desgraçados, cheios de esperanças e sonhos,mas que vivem amargurados com a crueldade da vida.Para eles nada é fácil e bastante difícil de concretizar. Ficam aqui sonhos e a difícil batalha diária dos trabalhadores rurais, que Steinbeck com grande Mestria, relata na maior parte das suas obras.
A amizade genuína nasce nos lugares mais improváveis e no que diz respeito à bondade versus aparência tudo poderá ser uma ilusão. Um clássico sobre a amizade de dois homens e sobre o julgamento cego e tendencioso da sociedade.
Um dos melhores romances de Steinbeck, onde aborda os problemas sociais na grande depressão dos anos 20, importante relato sobre valores como a amizade. Uma obra irrepreensível, fenomenal.
O estilo desprendido da obra é belo com partes sentimentais e até inocentes. A descrição das personagens onde o bem e o mal são parceiros, sendo esta dualidade escrita de modo doce e arrepiante.