Bairro da Lata
de John Steinbeck
Grátis
Sobre o livro
Cannery Row, em Monterey, na Califórnia, é um pobre bairro costeiro, de poucos quarteirões, onde se acumulam fábricas de enlatar sardinhas, restaurantes de má qualidade, bordéis e mercearias atravancadas. Os seus habitantes, dependendo da frincha pela qual se espreita, são prostitutas e batoteiros, mártires e homens bons, cujas histórias encerram lições de sobrevivência. É entre eles que se encontra o jovem biólogo marinho que todos tratam por Doutor, que aí conjuga o trabalho de recolha e análise dos animais da baía com o melancólico acompanhamento das almas infelizes - e que inesperadamente acabará por encontrar a verdadeira felicidade. Publicado pela primeira vez em 1945 e inspirado pelos habitantes reais de Monterey, Bairro da Lata é um romance onde John Steinbeck recupera o cenário do seu primeiro grande êxito, O Milagre de São Francisco, escrevendo com um misto de humor e comoção sobre a aceitação da vida como ela é, no seu jogo entre um sentido de comunidade e a solidão da existência, entre a tragédia e a generosidade.
Um livro que fala de vícios, de homens que vivem das "sobras", com falta de higiene, onde o amanhã é igual ao ontem e ao hoje. Vivem do que os outros não querem mais, do desperdício material e moral, são o fundo da sociedade. Mas ainda assim...este local terá beleza? Esta obra tem algum carácter alegórico?
Bairro de lata retrata a vida pobre de um grupo de amigos num bairro de lata, evidenciando a sua pobreza financeira e intelectual respeitando o Dr, que decidiu deixar tudo e viver entre aqueles que no fim de tudo acaba por ser os seus melhores amigos, independentemente das suas tristes vidas. Se gostou deste livro, vai concerteza gostar de “Um dia diferente"