A Leste do Paraíso
de John Steinbeck
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Os solos férteis do vale de Salinas, na Califórnia, são o cenário deste grande fresco histórico que acompanha os destinos de duas famílias, os Trask e os Hamilton, desde os dias da Guerra Civil Americana ao pós-Primeira Guerra Mundial.
A inexplicabilidade do amor e as consequências criminosas da sua ausência estão no centro deste romance, publicado originalmente em 1952, onde John Steinbeck apresenta algumas das suas personagens mais cativantes. Enfrentando um percurso pejado de luta e de sofrimento que atravessa gerações, nas suas histórias ouve-se ecoar irremediavelmente a tragédia das palavras bíblicas e assiste-se a uma reencenação da queda de Adão e Eva e da rivalidade destrutiva entre Caim e Abel.
A Leste do Paraíso é uma obra de maturidade e de grande fôlego, uma história brutal e apaixonante, sobre a qual escreveu o próprio autor: «O assunto é o mesmo que cada homem tem utilizado como tema: a existência, o equilíbrio, a batalha e a vitória, na eterna guerra entre a sabedoria e a ignorância, a luz e a treva, o bem e o mal.
Comentários
-
Simplesmente Steinbeck
Livro absolutamente envolvente, como de resto, é habitual em John Steinbeck. Faz-nos questionar tudo à nossa volta e todas as atitudes do ser humano. E não o faz de forma negativa. É só uma constatação.
Relata a vida de várias gerações na Califórnia. A procura do sonho, da existência e do equilíbrio da alma. As diferenças, semelhanças e dúvidas no seio familiar e entre famílias são aqui retratadas, onde a sociedade da época em constante evolução a par do progresso tecnológico se transforma e desalinha.