Os livros, para o mundo
Por: Beatriz Sertório a 2024-12-13
Últimos artigos publicados
Os livros constroem pontes — transportam o leitor para lugares distantes, para lugares que só existem na sua imaginação, aproximam-no dos outros. Também destroem muros — os muros da ignorância, do preconceito e da solidão. Um livro é um objeto poderoso, e é precisamente sobre isso que fala a nova aventura de Tom Percival.
Depois do sucesso de Os Sentimentos Mudam como... o Rio ou Invisível, o escritor e ilustrador premiado regressa com uma celebração mágica do poder dos livros e da leitura. Nela, conhecemos Mia, uma menina solitária, cuja vida muda para sempre quando recebe o seu primeiro livro. Quando ela o lê, surgem pontes, que se tornam mais fortes a cada página que vira. E quanto mais livros lê, mais o seu mundo cresce, enchendo-se de aventuras, amigos e alegria.
Na altura, ela não o sabia, mas oferecer um livro é oferecer um mundo de possibilidades, um convite para uma viagem de onde nunca se regressa igual. No fim, embora não tenha forma de saber para onde as pontes a levam de cada vez que as atravessa, de uma coisa tem a certeza: enquanto tiver um livro por perto, nunca mais caminhará sozinha.
Uma ponte entre ti e os outros
Um livro pode ser uma ponte entre pessoas, uma forma de conheceres e compreenderes melhor os outros. Lê sobre pessoas com vidas diferentes da tua e não tenhas medo de emprestar livros e partilhar experiências de leitura. Vais ver como os livros podem ajudar-te a fazer novos amigos.
Uma ponte para lugares desconhecidos
Um livro leva-te a conhecer lugares longínquos e, muitas vezes, imaginários. Desenha uma ponte entre a Mia e o lugar para onde o seu livro a transporta — pode ser uma ponte suspensa, uma ponte em arco ou uma totalmente inventada por ti. Que coisas incríveis se escondem do outro lado dessa ponte?
Dá asas à tua imaginação!