"Greta e os Gigantes" | Ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença

Por: Marisa Sousa a 2020-03-25

Greta Thunberg

Greta Thunberg

Greta Thunberg nasceu na Suécia, tem dezasseis anos e é ativista pelo clima. Com a sua greve das sextas-feiras em frente do Parlamento sueco deu vida a um movimento global, o #fridaysforfuture, que luta contra as alterações climáticas. A Nossa Casa Está a Arder, escrito em conjunto com a mãe, cantora lírica de sucesso, o pai e a irmã, é o livro que conta a sua história.

VER +

10%

Greta e os Gigantes
12,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Esta história é inspirada numa menina real chamada Greta Thunberg. Certamente já ouviste falar dela, ou já a ouviste discursar, nas notícias. Quando tinha mais ou menos a tua idade, começou a preocupar-se com as alterações climáticas.  Ela tinha apenas 15 anos quando começou a fazer greve da escola, todas as sexta-feiras, sentando-se, sozinha, em frente ao edifício do governo sueco, com um cartaz onde se lia: GREVE PELO CLIMA. À medida que o tempo foi passando, inspirou cada vez mais adultos e crianças de todo o mundo. Muitos milhares de pessoas se juntaram a ela. É importante referir que lhe foi diagnosticada síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Todas estas palavras complicadas referem doenças que podem causar uma série de dificuldades mas que, quando controladas, não impedem as pessoas de levar uma vida normal. A Greta diz que, dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder." Em 2019, foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz. 


O que são as alterações climáticas?


De cada vez que queimamos carvão, petróleo ou gás (aquilo a que chamamos combustíveis fósseis), libertamos para a atmosfera dióxido de carbono, que provoca aumento da temperatura. O mundo está a ficar cada vez mais quente  e isto causa graves problemas e estragos. O gelo do Ártico está a derreter e os níveis do mar estão a subir. As florestas estão a ser destruídas e os animais estão a ficar sem casa.


Estas são algumas das coisas que podes fazer para ajudar a Greta:

 

  • Aprende tudo o que conseguires sobre as alterações climáticas. Partilha com a tua família e com os teus amigos tudo o que descobriste.
  • Pede a um adulto para te levar a uma manifestação a favor do clima. Pergunta à tua professora se podem escrever ou visitar o Primeiro-Ministro ou alguém do governo para vos ajudarem na luta contra as alterações climáticas.
  • Anda, corre, usa a bicicleta, o autocarro ou o comboio, em vez do carro ou do avião. Isto significa que menos combustíveis fósseis serão queimados.
  • Tenta que a tua família coma menos carne. Incentiva os adultos a comprar comida cultivada em Portugal em vez de comida que vem de outro país.
  • Tem cuidado com as tuas coisas. Quando se estragarem, arranja-as, em vez de comprares novas. Se te fartares  delas, partilha-as com os teus amigos.

 

O livro Greta e os Gigantes, impresso em papel reciclado, traz consigo uma mensagem muito importante, inspirada no exemplo da Greta:  podes pensar que não vais fazer a diferença mas, se todos lutarmos juntos, podemos mudar o mundo.


Queres saber mais sobre este assunto? Visita estes sites:


350.org/pt
www.greenpeace.org.uk
www.lpn.pt
www.quercus.pt
www.eea.europa.eu/pt

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.