"A Sinfonia dos animais" | Uma festa para os sentidos que nos ensina a escutar a natureza

Por: Beatriz Sertório a 2020-11-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Dan Brown

Dan Brown

O escritor norte-americano Dan Brown nasceu em 1965 em New Hampshire, nos Estados Unidos da América, sendo filho de um professor de Matemática e de uma intérprete de música sacra. Brown estudou no liceu local e mais tarde licenciou-se na Universidade de Amherst.
Mudou-se para Los Angeles onde tentou fazer carreira como compositor, pianista e cantor. No entanto, este plano de vida fracassou e Dan Brown acabou por ir estudar história da arte em Sevilha, em Espanha. Entretanto, a meias com a mulher, escreveu o livro 187 Men to Avoid: A Guide for the Romantically Frustrated Woman.
Em 1993 regressou a New Hampshire para se tornar professor de inglês na escola onde tinha estudado. Passados dois anos, os serviços secretos norte-americanos foram à sua escola buscar um aluno que consideravam uma ameaça nacional por ter escrito, na Internet, que era capaz de matar o presidente Bil Clinton. Dan Brown ficou tão interessado no assunto que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança. Acabou por resultar desse interesse a escrita do seu primeiro romance Digital Fortress, que foi lançado em 1996 com algum sucesso.
Era um romance baseado na violação de privacidade e em conspirações, tendo por sustentação as novas tecnologias.
Quatro anos depois do seu romance de estreia, lançou Angels and Demons, seguindo-se em 2001 Deception Point. Finalmente, em Março de 2003, Dan Brown lançou no mercado norte-americano The Da Vinci Code (O Código Da Vinci), que logo no primeiro dia vendeu mais de seis mil exemplares, tendo-se tornado num dos livros mais vendidos de sempre em todo o mundo, com publicações em 42 línguas.
O Código Da Vinci é um romance policial que tem como protagonista um simbologista norte-americano. Através da obra de Leonardo Da Vinci, onde encontra várias mensagens codificadas, tenta arranjar provas para desvendar um segredo com centenas de anos. No livro surgem instituições como a Opus Dei e o Priorado do Sião.
A obra chegou a Portugal em 2004 e ao fim de poucos meses atingiu as onze edições. O sucesso deste livro levou a que fosse anunciada uma adaptação cinematográfica e uma sequela literária.

VER +

10%

A Sinfonia dos Animais
15,50€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

No momento em que ouvimos música pela primeira vez, tal como naquele em que aprendemos a ler, abrem-se portas para mundos totalmente novos. Por vezes, estes dois mundos cruzam-se — um bom exemplo disso é a ópera, uma forma de teatro em que a história é acompanhada por música. Provavelmente, já te aconteceu lembrares-te de alguma música enquanto lias, ou ouviste uma música e tentaste imaginar a história que se escondia por detrás dos sons. Foi a partir desta ideia de juntar estes dois mundos que Dan Brown, conhecido escritor, e músico de formação, escreveu A Sinfonia dos Animais — o seu primeiro livro para os mais pequenos.


Com o objetivo de despertar nas pessoas mais jovens o gosto pela música clássica, o autor compôs 21 peças originais de música clássica, inspiradas pelas histórias e personalidades de cada uma das personagens animais que criou – entre elas, uma grande baleia-azul, chitas velozes, escaravelhos atarefados, gatos trapalhões e cisnes graciosos. Que tipo de música imaginas quando pensas na personalidade de um cisne gracioso? Que instrumento pensas tu que tocaria um hipopótamo feliz?


Ao descarregares a aplicação gratuita para smartphone, disponível a partir do código QR que existe no livro, podes ouvir a música composta para cada um dos animais, enquanto lês a história e desfrutas das maravilhosas ilustrações. Basta colocares o telemóvel sobre as páginas para que a música correspondente comece a tocar instantaneamente. O maestro Rato acompanhar-te-á ao longo de toda a leitura para garantir que nenhum dos membros da sua orquestra desafina. Algumas músicas são mais entusiásticas e divertidas, como O Canguru Saltitão; outras, como A Prodigiosa Baleia, são mais calmas. Mas todas elas refletem a importância de escutarmos a natureza com atenção.

 

 

É também esta a mensagem que está presente nas pequenas lições que podes encontrar no final de cada história — palavras de sabedoria sobre a importância de apreciar as pequenas coisas
da vida, de não ter medo de falhar, de não julgar as coisas pela sua aparência, entre outras. Para além disso, podes ainda encontrar e decifrar enigmas que o autor escondeu em cada página — desde letras escondidas que formam nomes de instrumentos, a uma frase em código à espera de ser desvendada, ou uma abelhinha laboriosa à espreita em todas as histórias, existem inúmeros segredos, à espera de serem descobertos, que provam que a beleza e a magia podem estar à espreita nos sítios onde menos se espera.


A beleza que existe em sermos todos diferentes é a lição mais importante que cada um dos animais da orquestra do Maestro Rato nos ensina. Consegues imaginar quão aborrecido seria se tocássemos todos o mesmo instrumento, ou sempre a mesma nota? São, afinal, as nossas diferenças que tornam a vida numa bela composição musical, rica em melodias. «Todos temos tamanhos, formas e cores diferentes. Se trabalharmos juntos podemos fazer música maravilhosa.»

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.