Vida à Venda
de Yukio Mishima
Grátis
Sobre o livro
Uma das últimas obras escritas por Yukio Mishima, publicada originalmente nas páginas da edição japonesa da revista Playboy ao longo de 1968, Vida à Venda só recentemente foi descoberta pelo grande público, conquistando nos últimos anos novos leitores japoneses e merecendo traduções em vários pontos do mundo.
Farto dos seus dias, e depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Hanio Yamada, jovem publicitário, decide pôr um anúncio no jornal: «Vendo a minha vida. Pode utilizá-la conforme as suas conveniências.» A partir desse momento, uma série de personagens estranhas virão ao seu encontro – uma mulher vampira, espiões, uma jovem viciada em LSD – e, peripécia após peripécia, entre o humor e a frieza, Hanio depara-se sucessivamente com algo que o impede de se desfazer da sua existência.
Original, irreverente, jocoso, este romance propõe um excêntrico passeio pelas profundas considerações do autor sobre a morte e o valor da vida.
Comentários
-
Apesar de tudo, o apego à vida.
Livro bem louco, a roçar o nonsense. Caí na tentação de pensar que se nota ter sido escrito por um oriental e que um ocidental não o teria escrito. Será?
A narrativa perspicaz de Mishima mergulha nas profundezas da alma humana, explorando temas de identidade, liberdade e alienação. Ao acompanhar a jornada de Hanio, somos confrontados com nossas próprias noções de valor e propósito na vida. Mishima desafia as convenções sociais e nos leva a questionar o verdadeiro significado da existência. Sua escrita eloquente e provocativa nos envolve em uma reflexão profunda sobre o que realmente importa em nossas vidas.
Nunca me diverti tanto a ler um livro como este... O que é irónico devido ao tema que este aborda. Lê-se bastante bem pois é pequeno e a fluidez da escrita do Mishima não desilude aqui, apesar de ser uma obra diferente do que ele nos habituou. Recomendo vivamente
Quando Hanio coloca um anúncio no jornal a vender a sua vida, para ser utilizada como o comprador bem entender, não está certamente à espera de todas as peripécias que o esperam. Esta é a história de um homem que tanto tenta livrar-se da vida mas que a vida não o deixa ir. Ou ele não a deixa ir. Acabamos a pensar "o que leva um Homem a vender a sua vida?".
Um livro muito diferente dos que já li de Mishima, apesar de focar alguns dos seus temas habituais: a morte, o suicídio e o sentido da vida. Absurdo e (tragi)cómico q.b. levanta a questão: o que se passará na cabeça de um homem que põe a vida à venda, sem se importar com o valor que pagam por ela e com o que poderá advir dessa transação?