Grátis
Sobre o livro
Durante a Era Meiji, o Japão abre-se ao Ocidente e uma nova burguesia, avessa aos tradicionais costumes e valores nipónicos, entretece-se com a antiga aristocracia. Kiyoaki, filho único do marquês Matsugae, descendente de uma família samurai cujas origens humildes o embaraçam, é enviado para viver os seus primeiros anos em casa de um nobre da corte e cresce lado a lado com a filha deste, a encantadora e vivaz Satoko. Agora adolescente, Kiyoaki vê-se dominado pela tensão entre o velho e o novo mundo, entre o passado das suas raízes e o presente de uma paixão avassaladora, capaz de agitar as estruturas imperiais e o próprio conceito de existência, a um ponto que só o seu fiel amigo Honda poderá testemunhar. Publicado em 1969, Neve de Primavera é o primeiro romance da tetralogia Mar da Fertilidade, testemunho literário de Yukio Mishima, que morreria após terminar a última peça deste que é o mais monumental retrato do Japão do século XX.
Francisco José Viegas, Correio da Manhã
Comentários
-
Obra deslumbrante!
A elegância e a poesia pela pena mágica de Mishima. O despertar da modernidade no Japão,em oposição às concepções tradicionais do país. O espelho disto mesmo reflectido na caracterização das personagens,e no desenvolvimento da narrativa!
Para alguém que lê tudo menos este tipo de romances e muito menos da história do Japão na Era Meiji, saí deste livro como um conhecimento imenso sobre o mesmo. Este livro conta-nos uma linda história da perspetiva de um rapaz chamado Kiyoki e ficamos assim a saber como a vida era na altura numa corte japonesa. Uma história que tem tanto de lindo como de trágico. Já estou à espera do volume II!