Uma Coluna de Fogo
de Ken Follett; Tradução: Maria Helena Sobral
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2017
Natal de 1558. O jovem Ned Willard regressa a Kingsbridge e descobre que o seu mundo mudou.
As velhas pedras da catedral de Kingsbridge contemplam uma cidade dividida pelo ódio de cariz religioso. A Europa vive tempos tumultuosos, em que os princípios fundamentais colidem de forma sangrenta com a amizade, a lealdade e o amor. Ned em breve dá consigo do lado oposto ao da rapariga com quem deseja casar, Margery Fitzgerald.
Isabel Tudor sobe ao trono, e toda a Europa se vira contra a Inglaterra. A jovem rainha, perspicaz e determinada, cria desde logo o primeiro serviço secreto do reino, cuja missão é avisá-la de imediato de qualquer tentativa quer de conspiração para a assassinar, quer de revoltas e planos de invasão.
Isabel sabe que a encantadora e voluntariosa Maria, rainha da Escócia, aguarda pela sua oportunidade em Paris. Pertencendo a uma família francesa de uma ambição brutal, Maria foi proclamada herdeira legítima do trono de Inglaterra, e os seus apoiantes conspiram para se livrarem de Isabel.
Tendo como pano de fundo este período turbulento, o amor entre Ned e Margery parece condenado, à medida que o extremismo ateia a violência através da Europa, de Edimburgo a Genebra. Enquanto Isabel se esforça por se manter no trono e fazer prevalecer os seus princípios, protegida por um pequeno mas dedicado grupo de hábeis espiões e de corajosos agentes secretos, vai-se tornando claro que os verdadeiros inimigos, então como hoje, não são as religiões rivais.
A batalha propriamente dita trava-se entre aqueles que defendem a tolerância e a concórdia e os tiranos que querem impor as suas ideias a todos, a qualquer custo.
Sunday Express
«Um romance histórico intenso que retrata a sua época na perfeição.»
Sunday Times
«Ken Follett desenrola o novelo da história como ninguém. Impossível parar de ler.»
Independent
«Uma história de coragem e perseverança.»
Evening Times
«Esta é uma obra maior em todos os sentidos, uma história poderosa repleta de personagens brilhantemente concebidas.»
Choice Magazine
«Portentoso e brilhante… Esta história épica consegue tocar cada emoção – amor e ódio, lealdade e traição, esperança e desespero… Um romance onde nos podemos perder verdadeiramente.»
Cosmopolitan
Muitas obras de ficção foram escritas sobre as conspirações e intrigas que assolaram as vidas de Isabel e de Maria. Porém, Ken Follett abordou a História de uma perspectiva fascinante, rica e nova, incutindo o seu cunho nas vidas destas maravilhosas rainhas que lutaram uma contra a outra pelo poder num mundo ainda dominado pelo patriarcado. Uma leitura soberba!
Pela terceira vez, Ken Follet conduz-nos pela saga iniciada nos "Pilares da Terra", ao mesmo local, Kingsbridge, agora em meados do século XVI para vivermos num mundo marcado pela tragédia da intolerância religiosa, e pela maravilha de novas descobertas.
Ken Follet traz de volta Kingsbridge às suas páginas mas desta vez, vai mais longe. Ken Follet é um mestre na área do romance histórico e esta obra não é excepção. A época escolhida tem muito para explorar e os eventos têm um bom fio condutor com personagens bem trabalhadas. Enquanto leitor assíduo desta saga, gostei imenso de ver as várias referências feitas a Pilares da Terra e Mundo sem Fim que antecedem Uma Coluna de Fogo, recomendo sem sombra de dúvidas.