Vaticanum
de José Rodrigues dos Santos
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2016
Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece. Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante: O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE. O relógio começa a contar. O rapto do Papa desencadeia o caos. Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, mutiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra.
Apanhado no epicentro da crise quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático: OMISSIS. A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Fé.
Usando informação genuína para nos revelar o que se esconde nos bastidores do Vaticano, o escritor preferido dos portugueses está de regresso com o thriller do ano. Com Vaticanum José Rodrigues dos Santos mostra mais uma vez por que razão é considerado mestre do mistério real.
Comentários
-
Cativante
Comecei a ler e nao parei. De capítulo a capítulo convida em saber mais (o que vai acontecer e, a seguir) Romance bem escrito: claro, simples e informativo. Adorei!!!
-
Muito bom!
Confesso que só agora comecei a pegar nos livros de José Rodrigues dos Santos, e… não podia estar mais surpreendida! O autor consegue encher-nos de informação histórica sem nunca ter uma escrita aborrecida (pelo contrário). O ‘Vaticanum’ revelou-me coisas q , definitivamente, não sabia…! A nossa curiosidade é aguçada do princípio ao fim! Recomendo!
-
Excepcional
Com uma leitura muito fácil e cativante que no meio de uma aventura nos leva a descobrir algumas verdades sobre o vaticano, que ninguém fala.
-
Leitura fácil e interessante pelo que aprendemos, mas...
Para ser possível escrever este romance, foi necessária uma enorme pesquisa em vários âmbitos dos quais destaco a forma como o estado do Vaticano está organizado quer em termos de espaços físicos (incluindo as catacumbas...) quer dependências funcionais e profecias famosas sobre o papado, em particular as que fazem referências ao seu término, naturalmente na sequência de algum fenómeno cataclísmico. A trama urdida é interessante e atual. A escrita é de leitura fácil e agradável. As múltiplas referências baseadas nas pesquisas fazem-nos sentir que aprendemos algo curioso à medida que a leitura prossegue. Não querendo revelar aspetos que retirem o interesse ao futuro leitor, apenas saliento o que considero duas falhas relevantes neste romance: - Há um momento em que se descreve uma cena mais íntima; O resultado é na minha opinião desastrosa. Em conjunto com outras referências em que se indicia algum "romance", diria que o autor não tem mesmo jeito para descrever coisas em que o erotismo possa estar presente. - Quando o desencadear dos eventos principais se desenrola, há uma longa sequência de atos facilmente previsíveis e repetidos que nada de relevante acrescentam. E correspondem a cerca de um quarto do livro... Não havia necessidade...
-
Livro do ano 2016
É um romance que nos prende desde as primeiras palavras, é uma brilhante história de aventura onde ficamos a conhecer alguns segredos que o Vaticano tenta esconder.
-
Minha opinião sobre o livro Vaticanum
Vaticanum é um romance narrado por um autor português José Rodrigues dos Santos, no qual conta a história de um papa que é raptado pelo estado Islâmico e será decapitado pela meia-noite. É abordado no Vaticanum o que os papas sabiam e escondiam sobre a corrupção do Vaticano, conta histórias verdadeiras com fição a mistura. Tomás Noronha é uma personagem que vai decifrando os enigmas para encontrar o papa. Vaticanum explora o lado negro da igreja Católica.
- ver menos comentários ver mais comentários
"Vaticanum" é mais um romance fascinante de José Rodrigues dos Santos, que leva o leitor a mergulhar nas sombras da mais poderosa organização religiosa de que há memória.