Doutor Jivago
de Boris Pasternak
Grátis
Sobre o livro
Doutor Jivago é a grande saga épica e maravilhosa da Rússia da primeira metade do século XX, narrada através da inesquecível história da vida e dos amores de um poeta, filósofo e médico nos dias turbulentos da revolução. Iuri Andréievitch Jivago decide levar a família de Moscovo para os montes Urais, na expectativa de aí encontrar maior segurança, mas acaba por se ver não só no centro da batalha entre as frentes branca e vermelha mas também dividido entre a sua casa e o amor desmedido pela bela enfermeira Lara.
Este que é considerado o maior romance da Rússia pós-revolucionária foi publicado originalmente em 1957, um ano antes da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao seu autor, mas, banido pela censura do Partido Comunista, teria de aguardar trinta anos para ser lido no país de Pasternak.
A obra foi adaptada ao cinema, em 1966, pelo realizador David Lean, com o ator Omar Sharif no papel principal. Esta edição conta com a tradução de António Pescada feita diretamente do russo.
Narrativa brilhante de Boris Pasternak que quase parece ser uma carta às pessoas que ama encontrando desta forma a liberdade de expressão. O enredo tem como Iru Jivago o principal protagonista que devido à revolução deixa Moscovo em direcção a uma pequena cidade. Mais tarde tenta regressar mas descobre que os seus familiares foram expulsos e que se refugiaram no estrangeiro. Depois desta descoberta um manto negro cobre a sua essência! Um clássico maravilhoso da literatura Russa.
Romance histórico escrito pelo russo Boris Pasternak. O protagonista, um médico e poeta encontra-se dividido entre duas mulheres durante a Revolução Russa, na procura de uma vida melhor. Um romance rejeitado na época e considerado fora dos cânones da sociedade Comunista.
Este é um romance verdadeiramente apaixonante e um dos mais reputados da literatura mundial. É uma história sobre mudança, progresso, transformação e sobrevivência, numa Rússia conturbada pelas revoluções nacionais, pelo fim dos czares e pelo princípio do socialismo, e que mede, sobretudo, a capacidade de um homem conservar o seu carácter num mundo que constantemente tenta mudá-lo.
Este livro não é apenas um romance, é muito mais que isso. Boris Pasternak aproveita a história de Iuri Jivago para criticar de maneira velada o Comunismo num país devastado pela ideologia Marxista. Os eventos narrados no livro acontecem na Rússia durante as primeiras décadas do século XX: duas Guerras Mundiais, as Revoluções, a Guerra Civil e todas as suas atrocidades ( a fome, as purgas, os gulags). O fio condutor é a vida do personagem principal: Doutor Jivago, um médico de uma dignidade quase ingénua, nas suas escolhas, umas boas outras nem por isso e no seu amor conturbado por Laura. Um livro para ser lido lentamente.