J. K. Rowling é a autora da série de livros Harry Potter, que definiu uma época e que continua a ser extremamente popular, bem como de vários romances isolados e de uma série de policiais publicada sob o pseudónimo Robert Galbraith. Quando teve a ideia para escrever a história de Harry Potter num comboio que viajava atrasado em 1990, a autora concebeu as linhas gerais da série e depois escreveu os sete livros que a compõem, sendo que o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado no Reino Unido em 1997. A série demorou mais dez anos a ser completada e foi concluída em 2007, com a publicação de Harry Potter e os Talismãs da Morte. Após a publicação de cada livro, seguiram-se as respetivas adaptações cinematográficas, que foram estrondosos sucessos de bilheteira. Os livros da série Harry Potter já venderam mais de 600 milhões de exemplares em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 80 línguas. A par da série, J. K. Rowling escreveu três pequenos livros relacionados com ela e cujas receitas reverteram para instituições de solidariedade, incluindo Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, que, mais tarde, inspirou uma nova série de filmes protagonizada pelo magizoologista Newt Scamander. A história de Harry já em adulto teve continuidade em palco na peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que J. K. Rowling escreveu com o dramaturgo Jack Thorne e o encenador John Tiffany, e que está atualmente em cena em variadíssimos locais por todo o mundo. Em 2020, J. K. Rowling voltou a escrever para o público infantil com o conto de fadas O Ickabog, cujas receitas a autora doou à sua fundação de caridade, a Volant, para ajudar instituições de solidariedade social a aliviar os efeitos sociais da pandemia por COVID-19. O seu mais recente livro infantil, O Porquinho de Natal, foi publicado em 2021. J. K. Rowling recebeu muitos prémios e galardões pelos seus trabalhos, incluindo a Excelentíssima Ordem do Império Britânico e a Ordem dos Companheiros de Honra, a Ordem Nacional da Legião de Honra, o Prémio Hans Christian Andersen e o Prémio Príncipe das Astúrias. A autora apoia um grande número de causas humanitárias através da Volant e fundou a Lumos, uma instituição de caridade infantil internacional. J. K. Rowling vive na Escócia com a família. Para saber mais sobre J. K. Rowling, visite jkrowlingstories.com.(...)
Neste primeiro livro somos apresentados ao mundo mágico de HP. Um livro que recomendo com maior fulgor a qualquer miúdo/adolescente que queira começara ganhar hábitos de leitura. Por experiência própria, esta é uma saga capaz de despertar e alimentar o vicio para a leitura. Esta edição ilustrada de colecionar é um livro obrigatório na coleção de qualquer potterhead!
Harry Potter era um órfão que foi entregue aos cuidados dos tios, com apenas um ano. Maltratado por estes e pelo seu primo, aos onze anos descobre de forma algo divertida que, afinal, não é um menino normal, mas sim um bruxo. Entra para a escola de feitiçaria de Hogwarts onde as matérias que são ensinadas fariam com os muggles (pessoas não mágicas) se horrorizassem. Na escola vai fazer amigos e entra numa terrível aventura que quase lhe tira a vida. A versão ilustrada deste livro é um prémio para os amantes desta saga, pelo encanto que vai dar às cenas e às personagens que dela fazem parte.
Esta edição especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal é sem dúvida uma das mais especiais que já tive o prazer de ler. A história fantástica é desta vez complementada por ilustrações fabulosas da autoria de Jim Kay. Uma edição que sem dúvida vale a pena!
As ilustrações de Jim Kay complementam muito bem o texto de JK Rowling e adicionam um toque ainda mais mágico à história. Ideal para quem já leu a saga mas quer revisitar o mundo de Harry Potter!
Harry Potter e a pedra filosofal ilustrado não é um livro a pensar nos mais novos. São os fãs que vão adorar cada virar de página. Todas as ilustrações são de tirar o fôlego e reler a história com este apoio visual eleva-a a um nível completamente diferente. Recomendo.