A Coragem de Cilka
de Heather Morris; Tradução: Miguel Romeira
Grátis
Sobre o livro
A beleza salvou-lhe a vida - e condenou-a.
Em 1942, com apenas 16 anos, Cilka Klein é levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela beleza dos seus longos cabelos e decide separá-la das outras prisioneiras. Cilka depressa aprende que o poder pode ditar a sobrevivência.
Após a libertação, Cilka acaba por ser condenada pelos russos por ter colaborado com os nazis e é enviada para Vorkuta, um desolado e horrendo campo de trabalhos forçados na Sibéria, no Círculo Polar Ártico. Inocente, mas de novo prisioneira, Cilka enfrenta novos desafios, igualmente aterradores, numa batalha diária pela sobrevivência. Trava amizade com uma médica de Vorkuta e aprende a cuidar dos prisioneiros doentes esforçando-se para tratar deles, sob condições inimagináveis. Mas é ao cuidar de um homem chamado Aleksandr que Cilka descobre que, apesar de tudo, ainda há espaço no seu coração para o amor.
Baseado em factos conhecidos sobre o período em que Cilka Klein esteve detida em Auschwitz e nos testemunhos de prisioneiras nos campos de trabalhos forçados na Sibéria, A Coragem de Cilka é a continuação da narrativa do bestseller internacional O Tatuador de Auschwitz. É uma obra de cortar o fôlego, uma poderosa homenagem ao triunfo da resiliência, um romance que nos leva às lágrimas. Mas é também uma história que nos deixa estarrecidos e encorajados pela feroz determinação de uma mulher que, contra todas as probabilidades, sobreviveu.
Sunday Post
«Heather Morris faz-nos recordar o lado humano do Holocausto nesta sua narrativa sublime.»
The New York Journal of Books
«Uma história de sofrimento e sobrevivência que - o que é verdadeiramente importante - contribui para que o passado nunca venha a ser esquecido.»
INewspaper
«A extraordinária coragem de Cilka para enfrentar o mal e a sua determinação em sobreviver contra todas as probabilidades perdurarão na nossa memória.»
Sunday Express
Heather Morris
Comentários
-
Uma história de sobrevivência e força extraordinária
“A Coragem de Cilka” é uma obra profunda e emocionante que nos leva a refletir sobre a resistência humana diante das maiores adversidades. A história de Cilka, uma jovem que sobrevive ao Holocausto e depois é levada para um campo de prisioneiros soviético, é dolorosa, mas também cheia de força e esperança. Este livro não só nos emociona, mas também nos ensina sobre a importância da coragem, da solidariedade e da luta pela dignidade humana. Imperdível.
-
História de superação
Cilka Klein tinha apenas 16 anos quando foi levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Lá, o comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela sua beleza e acaba por atribuir-lhe «protecção». Após a libertação do campo, Cilka acaba por ser condenada pelos russos, a 15 anos de trabalhos forçados em Vorkuta, um campo na Sibéria. A narrativa decorre, na sua maioria, na Sibéria, mas vamos tendo acesso a pequenas memórias de Cilka sobre o tempo em Auschwitz-Birkenau. Esta é uma história incrível de força e superação de uma jovem mulher. Tanta dor, tanto sofrimento, tanta culpa, que a jovem Cilka teve de enfrentar. Uma história que me tocou pela força e determinação de Cilka.
-
Totalmente inspirador!
Para que jamais esqueçamos o passado e tantas outras Cilkas que sobreviveram à tortura e aos horrores do holocausto. Uma obra extremamente comovente e apaixonante que faz com que devoremos o livro em poucos dias.
- ver menos comentários ver mais comentários
Cilka é uma das personagens de "O tatuador de Auschwitz" e neste livro ficamos a conhecer um pouco mais da sua história, a história de uma menina/mulher que apesar de passar a maior parte da sua vida em campos de concentração nunca perdeu a capacidade de amar.
Este livro vai contar-nos a história de Cilka Klein, que após sair do terror de Auschwitz-Birkenau, se vê novamente como prisioneira num campo de trabalhos em Vorkuta por ter sido acusada de traição. Um livro emocionante e envolvente, que mostra que a coragem e a resiliência podem ser uns grandes aliados para a nossa sobrevivência. A continuação do livro Tatuador de Auschwitz, que nos vai prender desde a primeira página.
Aqui conseguimos conhecer a história de Cilka, a tão conhecida amiga de Lale e Gita. Baseado em factos verídicos, e depois de muita pesquisa feita por Heather Morris, a autora conta-nos o que aconteceu com a protagonista depois da sua dura passagem por Auschwitz. Em Vorkuta, onde foi presa por ter dormido com o inimigo, Cilka conhece uma médica, com quem constrói uma grande amizade e por quem é ajudada a sobreviver a cada dia que passa, ajudando todos os doentes que passam pelo hospital do campo, mudando tudo quando conhece Aleksandr.
Este livro conta-nos a história de Cilka Klein, que após ter estado no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, é levada para um campo de trabalhos forçados na Sibéria, sob a acusação de ter colaborado com os nazis. Uma história inspiradora, baseada em factos reais, que nos conta a luta pela sobrevivência da jovem Cilka, num mundo desumano, onde, no entanto, foi possível criar amizades e encontrar o amor.
Um livro que nos faz ficar sem respiração , mostra a força e coragem de uma mulher inocente que tenta ajudar a tratar dos prisioneiros feridos nas piores condições possiveis . E contra todas as adversidades consegue sobreviver.
Em "O Tatuador de Auschwitz" foi-nos apresentada Cilka Klein e, ainda que mencionada brevemente ao longo do livro, a descrição que é feita desperta-nos o interesse para conhecer melhor a rapariga que, com apenas 16 anos, é levada para aquele que é descrito como o inferno na Terra: Auschwitz-Birkenau. De coração apertado acompanhamos a vida de Cilka, primeiro num campo de concentração nazi e depois num gulag, acusada de ajudar o inimigo, e não podemos deixar de pensar como o ser humano consegue arranjar coragem para sobreviver e enfrentar o dia com a incerteza de algum dia recuperar a sua liberdade: aquele direito que nunca deveria ser violado.