1984
de George Orwell; Tradução: Ana Luísa Faria
Descubra mais VER +
Sobre o livro
1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo - converteu-se numa vulgaridade quotidiana.
Comentários
-
Brilhante
Por alguma razão encontramos este livro em inúmeras listas de ´´livros obrigatórios´´. É uma leitura viciante. Um livro que nos transporta para uma realidade distópica e perturbante. Uma história que nos deixa a pensar no rumo que a sociedade se encontra. Na minha opinião é dos melhores livros de sempre.
-
Excelente livro
É um excelente livro, que retrata muitas situações já existentes na nossa sociedade. Coloca o pensamento critico a trabalhar e faz nos entender como temos tendências para seguir sempre os mesmo padrões em varias áreas na vida . Penso que todas as pessoas deviam-no ler. É assustadora de facto as semelhanças mencionadas no livro com a atualidade.
-
Perturbante, mas incrível
É simplesmente brilhante a forma como Orwell nos transporta para uma realidade tão perturbante que nos faz, mesmo, sentir a pressão das personagens. Excelente escrita.
-
Fascinante!
Uma obra poderosa que nos faz interiorizar todos os perigos de uma sociedade totalitaria. O autor deixa-nos de mãos e pés atados, sem qualquer capacidade para desconstruir argumentos e sair da camisa de forças de onde nos coloca.
-
O meu livro preferido
O meu livro preferido desde que tinha 15 anos e o livro que me fez querer estudar literatura. Uma obra-prima assombrosa sobre os perigos do totalitarismo e o amor como forma de o combater. Um livro para ler e reler, com um final poderoso e perturbador que nunca vai deixar de me arrepiar.
-
Antigo, mas atual
Um clássico tão atual, que nos faz pensar no mundo e na sociedade em que vivemos... Aconselho a quem goste deste género a "Submissão" de Michel Houellebecq
-
1984
Neste livro Orwell imagina uma sociedade controlada por um regime politico onde a privacidade e liberdade de expressão são completamente proibidas, num controle e opressão assustador da sociedade. Embora este livro tenha sido escrito em 1949 podemos ver na sociedade de hoje em dia muitas semelhanças. Este livro mostra em como a forma de dirigir as coisas não é assim tão diferente uma vez que o que foi escrito em 1949 é tão real em 2017
-
Um livro obrigatório
1984, o retrato de Geoge Orwell, de uma sociedade capitalista distópica,escrito em 1949 continua a ser a alegoria perfeita e atual para lermos o mundo de hoje. Um livro intemporal para ler e reler.
-
1984
A primorosa e cuidada construção do mundo distópico de 1984 é assustadoramente real e equiparável aos dias de hoje. A obra prima de George Orwell, que talvez tenha sido concebida em forma de aviso para as gerações futuras. O terror politico, a opressão da liberdade e a perseguição eminente marcam esta narrativa. Um livro denso mas magistral.
-
Marcante
Este é sem dúvida um dos livros que mais me marcou. Com uma conotação política forte, produz críticas à sociedade que se mantêm atuais nos dias de hoje, e faz-nos pensar (com grande receio) que os acontecimentos políticos e sociais descritos no livro podem de facto acontecer e que até poderemos estar a caminhar para essa direção. Toca em pontos fulcrais como a violência, a censura e a mecanização do ser humano. Penso que poderá representar um aviso e poderá abrir muitas mentes para a necessidade de lutar por um mundo melhor.
-
“Assustador”
Publicada em 1949, esta obra, uma “Distopia Assustadora”, é uma crítica à política e à sociedade da época. Sociedade essa que vive num regime repressivo e totalitário, em que tudo é controlado. Apesar, de ser uma crítica aos regimes da época, continua bastante atual. Um livro que nos faz refletir, acerca do que queremos para nós.
-
1984
Não é à toa que este livro está no Plano Nacional de Leitura com distinção e que, após mais de meio século, continue a ser continuamente referido na cultura popular como na figura mítica do "Big Brother" (o que tudo vê, mas não é visto). Este também é uma crítica subtil à sociedade degradante dos dias de hoje sob a forma de utopia que retrata uma realidade tão atual em 1949 como em 2014 e que é por isso que devemos lutar contra ela.
- ver menos comentários ver mais comentários
Um dos livros mais importantes nos dias de hoje. 1984, de George Orwell, transporta-nos para uma verdade nua e crua, onde os " Big Brothers " , Fake News , manipulação de ideias e palavras andam de mãos dadas. É assustador por ser tão atual.
Um livro que me cativou durante toda a leitura. Uma perspetiva diferente e sombria, de um futuro distópico que pode estar cada vez mais perto. Um governo controlador e as massas observadas através das "tecnologias", ou como se diz, através do "buraco da fechadura". Uma ditadura cerrada com o complemento da observação constante. Um livro que se mantém atual com o passar das décadas. Para ler, reler, e refletir.
Como é que um livro publicado em 1949 consegue ser tão real? Impressionante. Um livro que toda gente devia de ler, que aborda diferentes questões sobre comunismo, fascismo, tortura e pós-verdade.
1984 publicado em 1949 é assustadoramente atual e ao longo de todas estas décadas houve sempre momentos em que a sua realidade esteve mais próxima de deixar a ficção. Orwell mostra-nos o terror de um regime totalitarista, uma sociedade estruturada pelo medo e no controlo constante. Como em qualquer ditadura temos sempre alguém que dá a cara e o corpo à luta pela Liberdade, em 1984 não é diferente. Com ou sem sucesso, na realidade ou na ficção a Liberdade é o nosso maior bem e não podemos nunca desviar os olhos dela, porque há sempre alguém a tentar rouba-la! "Big Brother is watching you"
Um clássico sempre atual. Com criticas politicas e sempre atuais Orwell dá-nos uma obra incrível que vale muito a pena ler!
Uma obra antiga, mas atual, onde de certa forma o que acontece no livro pode acontecer no nosso futuro, no que toca à nossa privacidade. É um livro magnífico e que nos faz pensar, o que, na minha opinião, é dos objectivos de ler.
Este livro é excelente. Sendo um dos marcos literários do séc. XX, juntamente, por exemplo, com "Admirável Mundo Novo" de Huxley, faz uma previsão muito assertiva do que seria a sociedade futurista (ao mesmo tempo que faz uma crítica feroz ao comunismo), de forma que, actualmente, podemos fazer uma analogia entre o "Big Brother" e aparelhos tecnológicos, sendo que ambos fazem um controlo exacerbado da vida pessoal da sociedade. Excelente leitura, recomenda-se!
Um dos melhores livros de sempre, muito atual e desconcertante. Foi já duas vezes adaptado para cinema e até ópera, tudo boas razões para ler esta magnífica obra.
Orwell criou uma sociedade distópica, em que tudo é controlado e todos são manipulados pelo Grande Irmão. Nesta sociedade, os indivíduos vivem sozinhos, não constroem laços com seus pares, apesar de fazerem tudo coletivamente. Leitura obrigatória.
De salientar que esta obra foi escrita em 1949 e como é possível que 70 anos depois a realidade descrita no livro seja tão atual. O autor foi um visionário ao descrever uma sociedade que é vigiada em todo o lado, em toda a parte. O atual Big Brother. Onde a informação que chega é uma informação manipulada incluindo a publicidade. As pessoas só sabem o que "eles" querem e são orientadas para uma determinada posição, gosto e pensamento. Se se desviarem desta linha estratégica são facilmente identificados e severamente punidos.
Neste clássico com potencial para ser considerado actual George Orwell representa uma sociedade futura onde satiriza o capitalismo, o sistema politico e a fiscalização exercida sobre os trabalhadores. Uma distopia intemporal que não pode perder. Espero que gostem.
Este livro já nasceu destinado à polémica. O autor, jornalista, ensaísta e romancista cria esta distopia que projecta como seria a sociedade num futuro distante. O capitalismo, o sistema político e opressivo da altura são satirizados nesta obra intemporal.
1984 é o pai das ficções distópicas. Passado no "futurístico" ano de 1984, retrata uma sociedade em constante vigilância em que a população é controlada e manipulada através da censura e do medo. Escrito após 2º Guerra Mundial, conseguimos sentir a complexidade dessa época e chega a ser assustador o quanto podemos identifica-lo com a realidade de hoje em dia.
Este livro retrata uma realidade que já não nos parece tão distante, em que a liberdade de pensamento e expressão é limitada e as pessoas são constantemente vigiadas. A escrita fenomenal de Orwell torna este um dos melhores livros do género distópico e pode ser já considerado como um clássico da literatura.
A prova da genialidade de George Orwell é o facto deste ter conseguido realizar uma utopia impressionante da sociedade. E se todos fossemos vigiados? Como nos comportaríamos? De uma maestria sem igual!
A estrondosa capacidade de Orwell para, não só conduzir a atenção do leitor, mas também descrever um mundo imaginado de forma realista enriquece esta obra e torna a sua leitura empolgante. 1984 permanece até aos dias de hoje uma trágica e assombrosa previsão de um futuro não tão longínquo.
Ano de 1984, num futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão. Inspirado em regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, trazendo uma profunda reflexão e crítica ao facto de cidadãos comuns serem reduzidos a peças para servir o estado, através do controle total. Se gostou de "1984" leia também "2084", de Boualem Sansal