Descubra mais VER +
Grátis
Sobre o livro
Com uma escrita que se prolongou por mais de vinte anos, interrompida apenas pela morte do autor, Sinais de Fogo é o único romance de Jorge de Sena e uma das mais importantes obras da literatura portuguesa do século xx.
Entre a Lisboa dos últimos tempos de liceu e a Figueira da Foz do veraneio, um jovem Jorge vê-se despertar para o amor, para a sexualidade, para a realidade política e social, num momento em que a guerra civil está prestes a eclodir em Espanha e em que em Portugal a ditadura dá os seus primeiros sinais inequívocos. E, simultaneamente, este jovem descobre-se poeta.
Romance de formação que é também o retrato de uma geração no centro da turbulência que marcou a história da Península Ibérica nos anos 30, Sinais de Fogo foi publicado, inacabado, um ano após a morte do autor, em 1979, e é considerado a obra-prima deste que é um dos nomes maiores das letras portuguesas.
Quando li este livro, faz 3 ou 4 meses, saboreei-o de tal forma!! Li devagar, li em voz alta, partilhei passagens com amigos, sublinhei, reli páginas... enfim, não queria que terminasse, tal a sua grandeza. É, sem dúvida, um dos melhores da língua portuguesa!! "Sinais de fogo os homens se despedem, lançando ao mar os barcos desta vida."
Uma narrativa de auto-conhecimento e formação, este romance, único do autor, é um dos clássicos da literatura portuguesa. A descoberta do amor e o despertar para a situação política do país, tornam o que seriam umas pacatas férias na Figueira da Foz dos anos 30, numa série de aventuras e acontecimentos de grande envergadura que irão influenciar e moldar a vida do protagonista. Genial!