Se Isto é um Homem
de Primo Levi; Tradução: Simonetta Neto
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.
Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.
Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.
Comentários
-
Se isto é um homem
Um dos melhores livros que li sobre o holocausto.. Descrições que nos fazem sentir como se estivessemos lá
-
Arrepiante
Neste livro, Primo Levi conta-nos como foi a sua passagem por Auschwitz enquanto prisioneiro. É um relato muito forte que nos mostra as atrocidades de que o ser humano é capaz de cometer quando se propõe a lutar por um ideal.
-
Arrepiante
Um relato duro e cru sobre o pior que um ser humano pode infligir a outro ser humano. Como o que considerávamos como verdades indiscutíveis deixam de existir e único lema passa a ser a sobrevivência. Uma reflexão que não se pode deixar de fazer.
-
Uma leitura a que ninguém fica indiferente!
Um livro excecional que deve ser lido por toda e qualquer pessoa, pelo menos uma vez na vida. Se isto é um homem faz-nos viajar até à terrível realidade vivida pelo autor italiano aquando da sua captura para os campos de Concentração Nazis. Este conta-nos o seu dia-a-dia, as humilhações e rebaixamentos por que todos os prisioneiros passavam, bem como nos explana as hierarquias e disposições próprias dos campos de concentração. Penso que o que fica deste livro é a exigência do autor em fazer o leitor “passar” pelo que este passou, de forma não só a perceber a maldade cometida e sofrida, mas a pensar na própria condição humana e na imperativa urgência em não esquecer o passado, de modo a que este não se repita.
-
Se Isto é um Homem
Trata-se de um testemunho pessoal que nos mostra a precariedade da alma humana. Primo Levi é um escritor italiano que sobreviver a Auschwitz e, neste livro, descreve os momentos que passou no campo de concentração. É um livro muito forte e intenso que nos mostra os horrores e as fragilidades do ser humano.
-
Desconcertante
Durante muito tempo ouvia falar deste livro e da forma dura como abordava o holocausto. Houve um dia que resolvi experimentar ler! Tem descrições que são aterradoras e causa-nos tristeza, pelas atrocidades como o autor descreve terem de facto acontecido. Questiona-nos, se conseguiríamos passar por aquela situação. A forma como o Primo Levi retrata a sua vivência no campo de concentração tem tanto de brilhante como de assustador e arrepiante. Gostei da forma como o autor transmitiu os seus sentimentos e pensamentos do que ia vivendo e sentindo.
- ver menos comentários ver mais comentários
Se Isto é um Homem descreve na primeira pessoa todos os horrores sofridos por Primo Levi, num relato simples, humilde, sincero, o que torna a sua leitura ainda mais impressionante. Trata-se, na minha opinião, de um dos livros mais arrepiantes sobre o Holocausto.
O holocausto é um dos períodos mais negros e assombrosos da história mundial e que serve de tema para muitos livros. "Se isto é um Homem" de Primo Levi relata a degradação humana nas suas mais diversas facetas. Uma obra de referência sobre os horrores daquele período.
Todos os livros que lemos do holocausto são testemunhos dos horrores da política NAZI, mas também são prova da capacidade humana de se reinventar e de sobrevivência. Primo Levi é testemunha dos horrores vividos mas é também um exemplo do poder da mente e da escolha que cada um fez para sobreviver dia-a-dia. Vale a penar ler este livro!
Neste livro, Primo Levi mostra-nos como foi arrasadora a sua vida no campo de concentração em Auschwitz. Um livro "difícil" de ler, bastante forte e comovente.
Dificilmente este livro é lido sem interrupções. Bastante visual nas atrocidades que descreve é um registo que deve ser mantido e lido, para que a história não seja esquecida e para que, situações iguais ou similares jamais voltem a acontecer.
De que falamos quando se tratam de campos de concentração? Que horror é este que a história da humanidade revela? Falamos de desumanidade? De doença mental? De poder ao absurdo? Primo Levi, uma das grandes vozes desta altura dá o seu testemunho referindo que os campos de concentração foram "uma enorme experiência biológica e social". Um livro que todos devem ler para que o horror da humanidade não seja de novo repetido.
Se isto é um Homem é um relato arrepiante feito na primeira pessoa sobre as atrocidades feitas nos campos de concentração durante a II Guerra Mundial aos judeus. Um livro que nos mostra o lado mais negro e degradante de um ser humano e o que este é capaz de fazer a outro ser humano.
Este relato na primeira pessoa, não nos pode deixar indiferente ao que aconteceu naqueles anos negros... Depois de ler este livro, não nos conseguimos esquecer das passagens dele e do relato de Primo Levi, quando vemos alguma notícia, comentário ou referência a Auschwitz. Duro, frio, cruel e infelizmente real. A não perder para ter uma ideia de até onde vai a maldade humana, mesmo quando estamos na fila de espera morte.
Neste livro, Primo Levi conta-nos como foi a sua passagem por Auschwitz enquanto prisioneiro. É um relato muito forte que nos mostra as atrocidades de que o ser humano é capaz de cometer quando se propõe a lutar por um ideal. Se gostou deste livro tem de ler "O Tchekista" de Vladímir Zazúbrin