Quem Lidera o Ensino e a Aprendizagem nas Escolas?
Um estudo de caso múltiplo sobre lideranças pedagógicas
de Maria do Céu Roldão
Sobre o livro
Este livro nasceu do interesse e trabalho de um grupo de investigadores/professores que se debruçou sobre a questão da influência das lideranças na melhoria do ensino e da qualidade das aprendizagens. Trata-se se um estudo de caso, realizado em colaboração universidade-escolas, que se enquadrou num Projeto Educativo Municipal, claramente orientado para a produção de melhorias, em que a Universidade Católica foi parceira.
O estudo, situado em 3 contextos escolares, convoca os conceitos de liderança pedagógica e de ação profissional dos professores, procurando clarificar que perceções são expressas pelos diferentes atores envolvidos na gestão pedagógica: diretores, lideranças intermédias e professores.
Dos resultados destaca-se uma crescente consciencialização e ação das lideranças neste domínio, com alguns efeitos positivos já identificáveis, bem como o reconhecimento de dificuldades a superar que se situam nos planos das culturas organizacional e profissional tradicionais, ainda muito fortes no sistema, nas escolas e na visão dos professores.