Estudos de Práticas de Gestão do Currículo
que qualidade de ensino e de aprendizagem
de Maria do Céu Roldão
Sobre o livro
O livro que agora se apresenta corresponde a um trabalho conjunto de uma equipa de investigação do Instituto de Educação da Universidade Católica constituída por professores dos vários níveis de ensino, dos quais vários aqui realizaram as suas dissertações de mestrado, e que viveram nas escolas os ventos da chamada "mudança" um dos muitos conceitos abusivamente esvaziados na nossa linguagem corrente - que a partir sobretudo da década de 90 do século passado fez mexer as lógicas dos sistemas educativos em todo o mundo. (...)
O eixo central deste projecto foi, deliberadamente bicéfalo: de um lado a compreensão e estudo da mudança de orientação na gestão curricular dos sistemas educativos a nível internacional, como consequência da massificação e prolongamento da escolaridade e da diversificação crescente das populações; do outro a interrogação das práticas de escolas e professores neste contexto, à luz da crescente exigência de qualidade da aprendizagem obtida e da sua mobilização eficaz. (...)