Princípio de Karenina
de Afonso Cruz
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2018
Um pai que se dirige à filha e lhe conta a sua história, que é a história de ambos, revelando distâncias e aproximando-se por causa disso, numa entrega sincera e emocional.
Uma viagem até aos confins do mundo, até ao Vietname e Camboja, até ao território que antigamente se designava como Cochinchina, para encontrar e perceber aquilo que está mais perto de nós, aquilo que nos habita. Um pai que ergue muros
de silêncio, uma mãe que faz arco-íris de música, uma criada quase tão velha como o Mundo, um amigo que veste roupas de mulher, uma amante que carrega sabores e perfumes proibidos. São estas algumas das inesquecíveis personagens que rodeiam este homem que se dirige à filha, que testemunham - ou dificultam - essa procura do amor mais incondicional.
Uma busca que nos leva a todos a chegar tão longe, para lá de longe, para nos depararmos connosco, com as nossas relações mais próximas, com os nossos erros, com as nossas paixões, com as nossas dores e, ao somar tudo isto, entre sofrimento e júbilo, encontrar talvez felicidade.
Comentários
-
Princípio de Karenina
Não há história de amor mais bonita do que aquela que eu tenho com os livros de Afonso Cruz. O meu autor predileto. A escrita mais doce, que me deixa sempre com uma sensação de saudade e nostalgia que não compreendo, mas aceito sempre. Fico sempre à espera do próximo, porque acredito que não há desilusões com aquilo que escreve. "Princípio de Karenina", à medida dos outros, não me desapontou.
-
Principio de karenina
Fantástico! Deixa muito para reflectir e não posso deixar de aconselhar.
-
"Eu seria muito infeliz num mundo feliz. Ela seria feliz em qualquer mundo."
Com esse Princípio de Karenina, Afonso Cruz apresenta a história de um pai que escreve à filha que nunca o conheceu. Estabelecendo intertextualidades com Tolstoi, o romance tem como cenário um Portugal aldeão e hipócrita e a longínqua Cochinchina, capaz de desconstruir tudo o que o protagonista tinha como ideal de vida. O mais recente romance de Afonso Cruz consolida-o como um dos melhores escritores portugueses da atualidade.
-
obsessão
Um presente de Natal que se tornou a minha nova obsessão literária em 2019. Li este livro e no dia a seguir tive de comprar mais um do mesmo autor. Depois desse mais um e assim continuarei. As histórias do Afonso Cruz são viciantes e a forma como escreve faz com que no final dos livros nos sintamos quase participantes daquela narração.
- ver menos comentários ver mais comentários
A carta de um pai a uma filha que não conhece e do sacrifício que no final o leva a mostrar o seu amor incondicional. Uma lição daquilo que apenas os pais são capazes de fazer pelos filhos. Intenso!
Mais um excelente livro de Afonso Cruz. Extremamente belo! Com capa e imagens maravilhosas e um final de emocionar qualquer um.
Afonso Cruz surge com uma escrita diferente da que estamos habituados. A história de Princípio de Karenina é escrita em forma de carta, de um pai para uma filha que nunca o conheceu. Toda a vida o homem viveu limitado pelo pouco conhecimento passado pela sua família, receando tudo o que lhe era estranho e desconhecido. Foi-lhe ensinado que só se é realmente feliz quando se consegue abraçar e compreender toda a realidade. Após conhecer e se apaixonar por uma emigrante da Cochinchina, vai colocar em causa tudo, bem como a definição da sua própria felicidade.
Um livro muito denso e belo. Fala-nos sobre diferentes formas de encarar a vida e como o receio e a acomodação nos pode privar de viver em pleno, embotando os nossos sentimentos e sentidos. Fala-nos também de amor, com a magia das palavras de Afonso Cruz, que coloca na boca de alguém que não fala corretamente português frases de uma beleza impressionante.
Uma história muito bela que nos faz reflectir sobre o amor, arrependimento, sacrifício desilusão e obsessão. Uma reflexão sobre as emoções e as relações familiares disfuncionais. Lindo!
Uma história marcada por relações familiares, valores e regras que são incutidos e a forma como estes influenciam a personalidade do personagem principal na sua vida adulta. Os jogos de palavras, as comparações, sobre a distância de sentimentos de espaços e lugares como forma de segurança. História muito marcante, toda a escrita carregada de sentimentos intensos guardados nas entranhas do ser, dor, medo, desespero, amor carnal, amor fraternal, sobre o fazer o que está certo, sobre a felicidade nas suas mais variadas formas. Surpreendente até ao fim.